sábado, 4 de julho de 2015

MANTENHA FORA DO ALCANCE DO BEBÊ


 
        Pela característica da Mostra de Dramaturgia em Pequenos Formatos Cênicos do CCSP idealizada pelo incansável Kil Abreu, curador de teatro do Centro Cultural São Paulo, o foco desta matéria é o texto de Silvia Gomez. Para tanto antes de escrevê-la li o texto que é distribuído gratuitamente junto com o programa da peça, prestando grande serviço para a divulgação da dramaturgia brasileira.

        Silvia Gomez é uma jovem dramaturga (creio que mineira) de aparência frágil e muito simpática. Digo isso para ressaltar que sua obra não tem nada daquela aparente fragilidade. Seu primeiro texto encenado O Céu Cinco Minutos Antes da Tempestade já revelava uma grande compreensão da natureza humana e da crueldade latente das relações. Este Mantenha Fora do Alcance do Bebê vai mais fundo na análise das relações e insere uma crítica virulenta às instituições públicas, muitas delas merecedoras do destino que Silvia lhes reserva ao final do espetáculo. Há um lobo presente durante toda a ação e sabe-se pelo marido que lá fora há muitos lobos selvagens que andam pelas linhas férreas e que vão ser atropelados. Quem são esses lobos? Vítimas ou algozes? Bons ou maus? Cabe ao espectador completar a figura. O texto tem diálogos ágeis e até engraçados, apesar da crueldade sempre presente e um toque muito salutar de teatro do absurdo. Apesar da pouca idade Silvia já se consolida como uma dramaturga que tem muito a dizer e que sabe como fazê-lo.


        A encenação de Eric Lenate enfatiza certos aspectos do texto como a personagem do lobo que se encarrega da abertura e do final da encenação. A montagem é muito bonita e bem produzida com cenário limpo constituído de um telão e adereços muito apropriados concebidos pelo encenador, além da bela iluminação de Aline Santini.
        O bom elenco é outro grande trunfo da montagem e pela própria característica da personagem (Mulher 1) o grande destaque vai para Débora Falabella que usa todos os seus recursos vocais e gestuais (atente para o seu andar em cena!) para compor aquela mulher à beira de um ataque de nervos  que com suas falas provoca risos e lágrimas no público. Destaque também para o final catártico com a coreografia que o lobo (Diego Dac) faz para I Got Life, bela canção originária do musical Hair.
        Mantenha Fora do Alcance do Bebê é espetáculo complexo que admite muitas leituras e que tem grande receptividade junto a um público bastante heterogêneo: a plateia lotada do dia em que vimos o espetáculo reagiu muito bem ao mesmo, aplaudindo calorosamente ao final. É de se lastimar que a peça saia de cartaz após apenas 12 apresentações, pois a longa fila de espera e a reação do público indicam que a mesma tem fôlego para uma longa temporada. Espera-se seu retorno, talvez num teatro menor onde teria maior rendimento.

        A peça está em cartaz no Centro Cultural São Paulo às sextas e sábados às 21h e aos domingos às 20h. Os ingressos gratuitos devem ser retirados uma hora antes, mas a fila começa a se formar bem mais cedo. SÓ ATÉ DOMINGO, DIA 05! NÃO PERCA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário