quinta-feira, 15 de outubro de 2015

GODOFREDO E ALICE


        Ele a ama e ela o ama. Seria relativamente simples e bem aceito se ele não se chamasse Alice e ela não se chamasse Godofredo. Ela, Alice, uma mulher em um corpo de homem e ele, Godofredo, um homem em um corpo de mulher... Perdidamente apaixonados! Como resolver esse impasse e como enfrentar a intolerância da família e da sociedade?
        Essas são as questões que Newton Moreno nos coloca de maneira suave e até engraçada neste drama que trata de questões e dúvidas que afetam todos os jovens, em especial, os homossexuais.
        Um elenco jovem enfrenta com coragem as personagens propositalmente estereotipadas que devem interpretar: as "bichinhas" efeminadas, as "sapatas" masculinizadas, a mãe intolerante, a avó compreensiva e até o hetero que é apaixonado por Godofredo. O bonito disso tudo é que todos se revelam seres humanos dotados de sentimentos muitos deles bastante nobres e aí está a grande lição de tolerância e humanidade que o espetáculo dirigido por Cecília Schucman e Tatiana Caltabiano nos passa. Num momento particularmente bem resolvido da peça o casal vai a um desses programas de TV para solicitar dinheiro para que ambos façam cirurgia de mudança de sexo e um apresentador canibalesco como tantos que presenciamos na realidade (ótima intervenção de Luiz Gustavo Jahjah) explora ao máximo a situação envolvendo o público nas propostas de solução do assunto. Na sessão a que assisti um casal da plateia nas mesmas condições de Godofredo e Alice deu um depoimento sobre seu relacionamento.
        Godofredo e Alice soma-se a Luís Antonio, Gabriela, Maria Que Virou Jonas ou A Força da Imaginação e BRTrans na delicada e necessária discussão sobre travestismo, transexualismo e mudança de sexo e tem importância adicional por tratar do universo jovem e a ele se dirigir.
        A direção optou por apresentar o espetáculo na forma de musical utilizando de maneira bastante criteriosa canções de Lulu Santos cujas letras se encaixam na trama apresentada.
        Godofredo e Alice trata de assuntos delicados e polêmicos que nos fazem refletir e tomar posição sobre os mesmos, mas o faz de maneira poética e até divertida resultando também em ótimo entretenimento.
        Lamentavelmente a peça cumpriu temporada somente até 14/10 no Centro Cultural São Paulo. Fique atento se ela voltar ao cartaz e leve seus filhos adolescentes.

14/10/2015



Nenhum comentário:

Postar um comentário