domingo, 22 de novembro de 2015

ANTES DE TUDO...A PERFEIÇÃO É UMA META!


        Reza a lenda que Michelangelo ao finalizar a escultura de Moisés ficou tão extasiado com a perfeição de sua obra que deu uma martelada na mesma e exclamou: Parla! (Fala!). Algo semelhante ocorre ao final de Antes de Tudo quando o artista Jules por vias bastante diversas atinge a sua almejada meta.


        A peça de Dan Rosseto conta como esse artista obsessivo e com aparência paranoica utiliza-se de seres humanos para realizar obras inspiradas no Santo Sudário. A peça inicia em tom realista que remete aos primeiros trabalhos de Plínio Marcos (mais especificamente a Dois Perdidos Numa Noite Suja), mas desemboca numa espécie de realismo fantástico até o final surpreendente. Os diálogos são fluentes e cortantes e as personagens muito bem construídas. A direção do autor acertadamente enfatiza a interpretação dos atores. Kleber Montanheiro com sua habitual competência e bom gosto assina a luz, os figurinos e o cenário, realizando verdadeira proeza no exíguo espaço da sala experimental do Teatro Augusta.


        Gustavo Haddad compõe Jules com muita propriedade oscilando entre a estudada e irônica delicadeza e a violência com que trata os dois jovens devidamente selecionados entre fracassados na vida para serem tratados como tela, tinta e pincel; ou seja; meros objetos de trabalho.
        Mateus Monteiro é Dante, um ex-boxeador revoltado com a vida, desesperançado e que procura sobreviver a cada dia à custa de um ou outro bico, deixando literalmente partes de si em algumas de suas atividades. Interpretação precisa que tem seus melhores momentos no embate inicial e na confissão que faz do seu passado.
        Lucas Romano é Johann, um quase garoto simplório vindo do interior cujo maior bem é um peixinho que também se torna objeto do insaciável Jules. Johann com sua simplicidade é responsável pelos momentos mais leves do denso espetáculo e Lucas sabe tirar partido disso e também da dramática cena em que confessa porque realmente saiu de sua pequena cidade.
        ANTES DE TUDO é espetáculo que nos faz refletir sobre os limites da arte e mais que isso sobre os meios que o homem se vale para atingir seus objetivos.
        Cercada de profissionais competentes a produção de Fabio Camara atinge o objetivo de um trabalho artístico bem realizado. A lamentar apenas a precariedade da sala (muito quente e má visibilidade nas segunda e terceira fileiras).
        ANTES DE TUDO está em cartaz no Teatro Augusta às sextas (21h30), sábados (21h) e domingos (19h) até 13 de dezembro.


22/11/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário