segunda-feira, 23 de novembro de 2015

FIM DE SEMANA TEATRAL (18 a 22 de novembro de 2015)



         Neste final de semana do feriado prolongado, na tentativa de abarcar o maior número de montagens antes da reunião de premiação da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) assisti a seis espetáculos e para minha alegria me surpreendi positivamente com todos. Na impossibilidade de escrever matérias exclusivas faço abaixo um breve apanhado sobre cada um deles:


         DESILUSÃO DAS DEZ HORAS: O poético texto de Alberto Guiraldelli baseado em poema de Wallace Stevens recebeu simples e delicada tradução cênica de André Garolli mostrando a solidão de duas mulheres solitárias e carentes de afeto e de sexo, uma vez que seus maridos marinheiros passam muito tempo longe de casa. Helio Cícero é o destaque do elenco. No Espaço Viga até 17/12.


         DISSECAR UMA NEVASCA: A encenação do árido texto de Sara Stridsberg contando a saga da Rainha Cristina da Suécia tem seu grande trunfo na atuação do elenco com destaque para o talento e a energia de Nicole Cordery no papel da rainha. Nicole afirma-se cada dia mais como uma das melhores jovens atrizes do nosso teatro, haja vista seu outro brilhante trabalho em Ato a Quatro neste mesmo ano. Na Oficina Cultural Oswald de Andrade até 28/11.

         ANTES DE TUDO: Texto e direção de Dan Rosseto já comentado neste blog. No Teatro Augusta até 13/12.


         HAMELETE – O CORDEL: Esta surpreendente adaptação para linguagem de cordel do Grupo Careta para o clássico de Shakespeare é absolutamente imperdível. Irreverente e divertida sem perder a essência do original. Elenco afinadíssimo com uma hilária Ofélia e Rainha Gertrudes, ambas interpretadas por atores homens. O ator que interpreta Hamlet, ou melhor, Hamelete é ótimo e engraçado. As únicas mulheres do elenco (duas) fazem as vezes de narradores e coringas de várias personagens secundárias. Destaque também para o cenário e os figurinos. No Espaço Parlapatões até 11/12.


         SOLILÓQUIOS: Texto bastante interessante e promissor do jovem dramaturgo Amarildo Felix, recém-saído do Núcleo de Dramaturgia do Sesi bravamente capitaneado por Marici Salomão. As personagens definidas como Ex Namorada e Ex Namorado destilam seus rancores em solilóquios entremeados por rápidos flashbacks do passado feliz. A peça tem bastante semelhança com Mão na Luva de Oduvaldo Vianna Filho, mas é absolutamente original em sua linguagem. A direção nervosa de Johana Albuquerque exige bastante energia na movimentação dos atores. A pequenina e graciosa Erica Montanheiro agiganta-se em cena provando que é uma atriz de grande talento. Luciano Gatti a acompanha muito bem apesar de ser um pouco monocórdio e discursivo em suas falas. Textos sobre a monogamia de animais irracionais são bastante interessantes, mas repetem-se à exaustão e a peça poderia terminar da bela cena em que ela abandona o lar. No C. C. Fiesp até 20/12.


         A REAÇÃO: Definida como “comédia romântica”, a peça da inglesa Lucy Prebble é muito mais do que isso discutindo o mercantilismo da indústria farmacêutica e as consequências de medicação no tratamento de estados depressivos. Diálogos fluentes com dinâmica e enxuta direção de Clara Carvalho. Destaque para o tratamento visual (de Herbert Bianchi e Laerte Késsimos) ilustrando os exames aos quais o casal de cobaias é submetido. Isabella Lemos tem tipo e sabe tirar partido dele para compor Connie, a jovem cobaia. André Bankoff não se vale de sua exuberância física na composição de Tristan, propondo-se até a sapatear num divertido momento da peça. Clara Carvalho e Rubens Caribé não precisam de nenhum esforço para mostrar os seus talentos como os médicos do centro de pesquisas em que se passa a ação. Destaque também para a excelente trilha sonora de Ricardo Severo. No Teatro Vivo até 20/12.


         SATYRIANAS: A destacar também a bonita movimentação de uma bonita e pacífica multidão na Praça Roosevelt madrugada adentro durante a realização da Satyrianas. Parabéns Ivam Cabral e Rodolfo García Márquez por mais esta realização.


23/11/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário