domingo, 1 de novembro de 2015

NOITE MEMORÁVEL NO CAFÉ TEATRAL MACU


        Por intermédio do Rafael Carvalho fui convidado pela Marcia Azevedo a participar de um bate papo no Teatro Escola Macunaíma sobre a minha trajetória de espectador de mais de 3000 peças de teatro tendo como base o meu livro O Teatro Paulistano de 1964 a 2014-Memórias de Um Espectador.
        O encontro no dia 30 de outubro foi na Unidade da Barra Funda onde fui acolhido com muito carinho e atenção pelo diretor da escola Luciano Castiel e pelos professores Rafael e Marcia.
        A primeira surpresa deu-se com as dimensões da escola e com sua sólida infraestrutura para o ensino e o exercício do fazer teatral (salas de teatro, de ensaio e de aula).
        A segunda grata surpresa foi adentrar o espaço onde se realizaria o Café Teatral Macu: uma sala mágica com poltronas e decorações surreais dignas de um Salvador Dali onde tudo respira teatro.



        Finalmente uma terceira e a mais importante surpresa: um público de mais de 50 jovens estudantes de teatro que se sentaram nos bancos e nas aconchegantes almofadas espalhadas pelo chão e que acompanharam com atenção e sempre com um sorriso nos lábios aquilo que eu falei durante mais de uma hora. A citação deste fato ou aquele espetáculo despertava reações interessantes e surpreendentes naqueles jovens o que me entusiasmou e estimulou sobremaneira a minha fala.


        Foi para mim uma noite memorável que finalizou de forma inesquecível com a leitura do epílogo do livro interpretado lindamente por Suzy Vieira (Cacilda Becker), Geovanna Portante (Lilian Lemmertz) e Dayana Novais (Lelia Abramo).



        Não posso deixar de escrever sobre a presença de amigos queridos que foram incentivar a minha apresentação: Rose Nagib (que cuidou da venda dos livros), Nadya Milani, Neuza “Fifi” Pommer, Arnaldo D’Ávila, Edgard Tadeu Tavares, Roberto Borenstein, Mariana Cetra, Cesar Zanin e minha adorável neta, a pequena Laura, que talvez tenha sido a pessoa que menos estava interessada no que o avô tagarela estava falando, mas que se esbaldou nas almofadas ao final do evento.

Quem diria! O Rogério foi com uma camiseta igual à minha. O par de vasos está sendo abraçado pelo Roberto Borenstein.


        Publicamente quero agradecer ao pessoal do MACU por essa noite tão significativa e informar que o Teatro Escola Macunaíma vai promover a sua 83ª (!!) mostra de teatro no período de 06 de novembro a 23 de dezembro com mais de 60 espetáculos interpretados pelos alunos e dirigidos pelos professores da escola. As apresentações serão na Unidade Barra Funda à Rua Adolfo Gordo, 238. Mais informações: macunaima.com.br/mostra ou pelo telefone 3217-3400. Entrada gratuita.

        Informo ainda que farei uma apresentação nos mesmos moldes no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc no dia 11 de novembro das 19h às 21h. A entrada também será gratuita.  O espaço fica no prédio do Fecomércio na Rua Dr. Plínio Barreto 285 – 4 andar (marginal à Avenida Nove de Julho, próximo à Fundação Getúlio Vargas). Telefone: 3254-5631.


01/11/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário