quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

3ª MITSP (MOSTRA INTERNACIONAL DE TEATRO DE SÂO PAULO) – DE 04 A 13 DE MARÇO DE 2016



BRAVOS GUERREIROS

        Apesar da crise política, apesar da crise econômica e do dólar e o euro elevados às alturas, apesar da crise cultural que até a natureza colabora para que se torne mais grave (haja vista os recentes incêndios do Museu da Língua Portuguesa e da Cinemateca), apesar de “você”, apesar de tudo isso os incansáveis batalhadores Antônio Araújo e Guilherme Marques com o apoio dos patrocinadores divulgaram na última segunda feira, dia 1º de fevereiro, a realização da terceira edição da MITsp , evento que já faz parte do calendário cultural da cidade. Nem tudo está perdido, Ruth Escobar!
        A mostra está mais compacta, mas a redução em quantidade parece ter intensificado a qualidade, pois todos os dez espetáculos programados parecem oferecer grandes surpresas artísticas. Além disso, grande ênfase continua sendo dada aos eixos reflexivo e pedagógico onde poderão ser discutidos assuntos relevantes como o papel da narrativa no teatro contemporâneo, o racismo, a relação do teatro com a música e as artes visuais e até um diálogo com a cidade de São Paulo, através de um espetáculo trazido pelo grupo alemão Rimini Protokoll intitulado 100% São Paulo. Haverá a realização de workshops, lançamento de livros, palestras e muita discussão sobre a função da crítica.
        Cautelosos os organizadores não quiseram adiantar a data da realização da 4ª MITsp como fizeram nos anos anteriores, sugerindo até que ela possa tornar-se bienal. Temos certeza que esses bravos guerreiros vencerão mais uma árdua batalha e vão conseguir manter a anuidade de tão importante evento. Torcida é o que não falta!

        Mas vamos à programação dos espetáculos da 3ª MITsp:

        A mostra será aberta no dia 04 no Auditório Ibirapuera com o espetáculo CINDERELA do dramaturgo e encenador Joël Pommerat, espetáculo infanto-juvenil em coprodução belgo francesa.
        Ainda de Joël Pommerat, de quem já tivemos a oportunidade de ver a instigante Esta Criança montada em 2014 pela Cia. Brasileira de Teatro e Renata Sorrah, a França envia a sua última realização ÇA IRA.

ÇA IRA

        Da Grécia o coreógrafo Dimitris Papaioannou nos traz NATUREZA MORTA que é uma fusão de teatro-dança com as artes visuais.
        A CARGA é o espetáculo proveniente do Congo com o importantíssimo dançarino africano Faustin Linyekula.
        (A)POLÔNIA é uma encenação polonesa do diretor Krzysztof Warlikowski. O projeto do encenador polonês é baseado em textos clássicos e contemporâneos. Pelo pouco vi (fotos e fragmentos da montagem) este espetáculo deverá ser o ponto alto da MITsp, repetindo o impacto de A Gaivota e Opus nº 7 da mostra de 2015.

(A)POLÔNIA

        100% CITY, trabalho da companhia alemã Rimini Protokoll, adapta-se à cidade onde é apresentado colocando no palco habitantes da mesma. Aqui se transformou em 100% SÃO PAULO e pela primeira vez a MITsp ocupará o palco do nosso Theatro Municipal.

100% SÃO PAULO

        REVOLTING MUSIC – INVENTÁRIO DAS CANÇÕES DE PROTESTO QUE LIBERTARAM A ÁFRICA DO SUL já traz no título aquilo a que se propõe o músico e performer Neo Muyanga.
        Inspirados na obra de Thelonious Monk os belgas Josse de Pauw e Kris Defoort criaram AN OLD MONK outro espetáculo que funde teatro e música.
        Dentre os espetáculos nacionais o grupo Teatro de Narradores dirigido por José Fernando Azevedo apresentará CIDADE VODU, espetáculo itinerante a ser realizado na Vila Itororó.
        Finalmente, o grupo Ultralíricos dirigido por Felipe Hirsch apresentará seu novo trabalho A TRAGÉDIA LATINO-AMERICANA.

        Agora o negócio é preparar-se para a maratona teatral que nos deixará (deliciosamente) ocupados por dez dias de março.

04/02/2016


Nenhum comentário:

Postar um comentário