quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

AMARELO DISTANTE

Mateus Monteiro

Caio Fernando Abreu

         É bastante louvável a iniciativa de realizar este espetáculo no momento em que ocorrem os 20 anos da morte de Caio Fernando Abreu (12/09/1948 – 25/02/1996). O encenador Kiko Rieser não escolheu o caminho mais fácil, selecionando como base da montagem um dos textos mais áridos do autor, que é o diário da sua estadia em Londres (Lixo e Purpurina). Como Kiko explicita no programa, não se trata do Caio mais conhecido, aquele das frases bonitas e muito citadas e das situações apaixonantes, mas de um texto seco onde o autor narra as suas venturas e desventuras como estrangeiro pobre na capital inglesa.
         Em coerência com o texto escolhido o diretor optou por montagem sóbria sem nenhum cenário ou objeto de cena concentrando-se no trabalho do ator (voz e movimentação) e no recurso da iluminação belamente desenhada por Karine Spuri. O grande mérito da encenação é que tudo nela é discreto e contido, dando prioridade à palavra do escritor gaúcho.
         Montagem deste tipo deve dispor de intérprete de talento e com amplos recursos expressivos tanto vocais como corporais. O jovem Mateus Monteiro vem realizando bons trabalhos em temporadas anteriores e aqui se consolida como um dos bons nomes da nova geração        de atores. Uma voz monocórdia levaria espetáculo deste tipo a desastre tedioso. Mateus sabe dar nuance à sua bela e potente voz revelando a cada momento as intenções do texto. Sua econômica movimentação cênica é coerente com a proposta da direção e obedece às marcações da iluminação.
         Quanto aos figurinos de Cássio Brasil é justificável que a personagem vista pesado capote, uma vez que a ação se passa no inverno europeu, porém, algo poderia ser pensado para evitar que o ator transpire tanto em cena e termine a peça extenuado. Por falar nisso, o calor excessivo da sala na noite da estreia (24/02) dificultou a total fruição deste belo espetáculo.
         AMARELO DISTANTE está em cartaz no Teatro Augusta às quartas e quintas às 21h até 28/04.


25/02/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário