quarta-feira, 10 de agosto de 2016

ALICE – RETRATO DE MULHER QUE COZINHA AO FUNDO




        A narrativa fragmentada tornou-se moda após o advento do teatro pós-dramático. Em nome da pós-modernidade se usa e se abusa de certa dramaturgia (ou a falta dela) que resulta em espetáculos dos quais se sai sem a menor ideia do que aquele grupo quer dizer. Não importa se a trama tem começo, meio e fim ou se ela não é linear; o que importa é o bom teatro que dela resulta.
        Todo esse preâmbulo é para comentar sobre a dramaturgia “cubista” adotada por Marina Corazza para contar um pouco sobre Alice B. Toklas (1877-1967), a companheira eclipsada de Gertrude Stein (1874-1946), que foi biografada pela última em linguagem parecida com essa ora usada por Marina. Mesmo sem ter “começo, meio e fim” o texto seduz pela poesia e pelo humor nele contido.
        A encenação de Malú Bazán privilegia a intenção da dramaturga e utiliza belamente o Espaço Beta do Sesc Consolação. A iluminação de Nelson Ferreira tem grande efeito cênico e as sombras criadas por ela chegam a ser arrebatadoras.
        Tudo perfeito: texto, direção, iluminação, cenário e figurinos de Anne Cerrutti. De que valeriam todos esses predicados sem uma grande atriz para defendê-los? Nicole Cordery mais uma vez coloca todo seu talento para viver mais uma Alice em seu currículo (a sua personagem em Ato a Quatro também se chama Alice). Desde a primeira cena onde vemos sua sombra através de uma porta entreaberta chamando pelo seu cachorro Basket, Nicole nos pega pela mão e nos conduz pela trama labiríntica que mostrará aspectos, ora dramáticos, ora engraçados da vida de Alice com Gertrude. De quebra, podemos anotar algumas receitas culinárias de Alice que ela passa durante o espetáculo.
        O programa da peça apresenta a linha do tempo das vidas de Alice e Gertrude e sua leitura antes de assistir ao espetáculo pode ser bastante útil para melhor fruição do mesmo.
        ALICE – RETRATO DE MULHER QUE COZINHA AO FUNDO mostra mais um grande momento de jovem atriz que vem se impondo com suas boas interpretações no palco paulistano. Está em cartaz no Sesc Consolação às segundas e terças às 20h até 30 de agosto. Vale a pena ver.


10/08/2016
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário