domingo, 7 de julho de 2019

EM CASO DE EMERGÊNCIA QUEBRE O VIDRO

 
 


        Eles são apenas ELE e ELA e jamais se chamam pelo nome. Depois de oito anos separados e dela ter ido viver em Londres eles voltam a se encontrar em uma barulhenta estação de metrô de São Paulo. Os ressentimentos ainda existem e também persiste a dúvida de ir embora e se sujeitar a um subemprego no exterior ou ficar e enfrentar a realidade cada vez mais problemática e sem perspectiva deste país. A peça de Denio Maués escrita em 2013/2014 adquire assustadora atualidade nos momentos sombrios que o Brasil passa nos dias de hoje, onde grande parte da população, se pudesse, estaria com malas prontas indo em direção do aeroporto.
        Fábio Mráz estreia na direção com muito bom senso focando sua atenção no desempenho dos atores e utilizando o bonito desenho de luz de Adriana Dham e a trilha sonora de Igor Souza, fundamental para esta peça que tem as canções de Morrissey e dos Smiths como pilares para o desenvolvimento da trama.
        César Cantão e Lívia Ziotti são duas gratas surpresas e já conquistam o espectador no primeiro diálogo que mostra o reencontro do casal. A segunda cena volta ao passado no dia em que ELA anuncia ao surpreso namorado que vai deixar o país no dia seguinte e a terceira cena fecha a peça com a nova partida dELA. ELA sempre quebra o vidro em caso de emergência e ELE não o faz, por mais que ela insista (“Vamos comigo para Londres!”)
        Há uma cena muito bem resolvida cenicamente onde ELA destila sua revolta tocando bateria. As fortes palavras de seu solilóquio somadas ao som da bateria provocam intensa reação no espectador.  
        Ao final ficam as perguntas para o público: ELE é acomodado ou cauteloso? ELA é corajosa ou irresponsável e aventureira? Sabiamente o autor deixa as questões em aberto e cada um dará o seu veredito com seus próprios valores.

        Em Caso de Emergência Quebre o Vidro é espetáculo realizado com muita delicadeza tanto pelo autor, como pelo diretor e pelo ótimo elenco e merece ser visto.
 
 
        Cartaz do Instituto Cultural Capobianco até 28/07 sempre aos sábados às 21h e aos domingos às 19h.

        OBS: Na noite terrivelmente fria do domingo, dia 07 de julho, chegamos ao Capobianco com uma hora de antecedência para usufruir da cafeteria ali existente e nos esquentarmos com um bom chocolate quente ou uma taça de vinho, mas para nossa decepção o local estava fechado. LAMENTÁVEL!

        07/07/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário