sexta-feira, 21 de junho de 2019

ELZA




        O musical Elza está de volta em São Paulo no Teatro Sérgio Cardoso. Um libelo contra os preconceitos racial e de gênero defendido com muita energia por sete atrizes/cantoras e que causa verdadeiro frisson no público. Abaixo reproduzo minhas impressões após assistir ao espetáculo em 2018: 

         “Elza a princípio parece ser mais um musical biográfico como tantos que grassam em nossos palcos, a maioria proveniente do Rio de Janeiro, mas é muito mais. A partir do texto escrito por Vinicius Calderoni e de um roteiro de canções perfeito (a ficha técnica não especifica a autoria desse roteiro) que comenta e costura a ação, Duda Maia cria um musical só com mulheres (sete atrizes e seis musicistas) pautado em movimentação cênica vibrante das atrizes (marca registrada de Duda, haja vista seu trabalho em Auê), uso de adereços baratos e criativos (baldes e alguns carrinhos), cenário de André Cortez e excelente direção musical comandada por Pedro Luís. O texto mostra as agruras vividas por Elza Soares e sua luta constante para enfrentar os limões que a vida lhe deu, sempre os transformando com muita garra em uma limonada. Peço perdão pela frase clichê, mas é a que mais se adequa a essa grande mulher. São sete atrizes/cantoras interpretando Elza e as pessoas que passaram pela sua trajetória, todas elas excelentes tanto nas falas como no canto. Vozes amplas e sonoras que ecoam esplendorosamente no grande auditório do Teatro Paulo Autran do SESC Pinheiros. Larissa Luz é o destaque natural por incorporar a personagem de maneira impressionante, mas seria injusto não mencionar o belíssimo trabalho das outras seis intérpretes e das musicistas. A reação do público é emocionante com aplausos em pé em vários momentos do espetáculo.”

        Elza Soares é exemplo de resistência nesses dias sombrios e ameaçadores que estamos vivendo e a peça passa isso ao público. E vamos resistir a esses reacionários conservadores que estão prometendo acabar com a nossa cultura.
 
        ELZA no teatro Sérgio Cardoso de quinta a sábado às 20h e aos domingos ás 17h até 11/08. IMPERDÍVEL

 

        21/06/2019

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário