quarta-feira, 14 de outubro de 2020

A SALA NYDIA LICIA DO TEATRO SÉRGIO CARDOSO

 

É bem conhecida a maneira como em 1954 o casal Nydia Lícia e Sérgio Cardoso voltando de um ensaio “descobriu” um prédio semi abandonado na Rua Conselheiro Ramalho e com muito esforço  reformou o antigo Cine Esperia e dois anos depois o inaugurou como Teatro Bela Vista com a peça Hamlet. A companhia do casal ali encenou inúmeras peças até 1960, quando Sérgio Cardoso se retirou para seguir carreira solo. Nydia Lícia manteve o teatro e sua companhia com muita garra e sacrifício até 1970 quando teve que entregar o prédio. Todos esses fatos estão relatados de forma concisa e elegante no livro de Nydia, Ninguém Se Livra de Seus Fantasmas. 

O que pouca gente sabe é que foi em boa parte por obra de Nydia Licia que aquele espaço não se transformou em uma garagem, em um supermercado ou até em uma igreja evangélica!

Transcrevo abaixo parte do depoimento de Nydia Licia ao Serviço Nacional de Teatro realizado em 02/07/1976, que atesta a luta da atriz para a preservação daquele local como espaço de arte: 

“O Teatro Bela Vista, conforme eu disse, eu tinha um contrato. O contrato venceu e os proprietários pediram o teatro de volta, para uso próprio. Acontece que eles eram três, se desentenderam, e quiseram vender o terreno. Ou alugar, fazer uma garagem, sei lá. Então, quando eu estava na Comissão Estadual de Teatro, nós conversamos numa reunião, estavam Silney Siqueira, a Lola, a Etty Fraser, Marina Freire, tudo gente que tinha trabalhado no Bela Vista. Eu disse: ‘Vamos falar com o governo’. Falei então com o secretário do governador. Eu disse ‘Olha, tem um teatro maravilhoso, que além de teatro, tem um terreno muito grande na frente, onde se podem construir mais dois teatros pequenos. Por pouca coisa eu acho que vocês conseguem este teatro, porque os proprietários, a esta altura, até preferem que o governo encampe, porque já viram que não chegam a um acordo entre eles.’ Acharam a ideia maravilhosa. E o governo concordou com isso. Foi desapropriado o teatro. Mas aí, aconteceu uma coisa incrível. Os técnicos, os grandes cenógrafos, os grandes arquitetos, todos acharam que o teatro estava um horror. ‘A gente põe abaixo e faz um outro’. Começaram então a derrubar o Bela Vista, levaram acho que dois meses para conseguir derrubá-lo. E construíram alguma coisa que até hoje não está pronta. Que quando ficar pronta, provavelmente, será um teatro muito bonito, importante, com lotação muito grande, mas poderia ter ficado o Bela Vista 

Ao realizar pesquisa sobre os 40 anos do Teatro Sérgio Cardoso criei banco de dados para documentar títulos e parte das fichas técnicas dos espetáculos ocorridos nas duas salas e foram mais de 700 inserções, na maioria das vezes, de inestimável valor artístico. Temos que creditar em grande parte a Nydia Lícia o fato de ali continuarmos a alimentar nossa alma com cultura ao invés de nos dirigirmos para aquele espaço para estacionar o carro ou para comprar pasta de dente no supermercado. 

Sempre me incomodou o fato do espaço ocupado hoje pelo Teatro Sérgio Cardoso não fazer nenhuma menção à importância de Nydia Lícia para a existência do mesmo. Ainda me incomoda a falta de simples placas ou fotos contando um pouco para as novas gerações que frequentam o local quem foi Sérgio Cardoso e Paschoal Carlos Magno.

Parte desse incômodo foi sanado em grande estilo na noite de 13 de outubro de 2020 (data da inauguração do teatro há 40 anos) com o batizado da sala maior do teatro como SALA NYDIA LÍCIA. O emocionante evento contou com a presença de Sylvia Cardoso Leão, filha de Sérgio e Nydia, grande batalhadora pela importância de seus pais para o teatro brasileiro. Parabéns, Sylvia! Parabéns, Amigos da Arte!


Sylvia Cardoso Leão

Teria sido assim, se ela ainda estivesse entre nós. 

Em seguida houve sarau celebrando a vida e a obra de Sérgio Cardoso que contou com a participação de Carlota Joaquina, Chris Couto, Duda Mamberti e a presença iluminada do querido Sérgio Mamberti que se emocionou até as lágrimas ao ouvir gravação de Sérgio Cardoso declamando um poema. A emoção de Mamberti ultrapassou os limites da distância e da Internet, deixando este web espectador com os olhos cheios de lágrimas.



Grande noite de celebração.

O TEATRO NOS UNE,

O TEATRO NOS TORNA FORTE,

VIVA O TEATRO. 

14/10/2020


3 comentários:

  1. Obrigada por este post tão bonito. Você participou disso tudo. Vamos em frente com nossos projetos de manter e divulgar o acervo Nydia Licia-Sergio Cardoso. Pra começar você vai escrever o livro sobre o Teatro Bela Vista. Vai ficar lindo!

    ResponderExcluir