O melhor do teatro em São Paulo no ano
de 2022 na visão de José Cetra Filho
Devido á minha viagem ao Reino Unido no
período de 24/11 a 26/12, estou meio atrasado na divulgação do ZESCAR 2022.
Depois da grande quantidade de
espetáculos virtuais apresentada nos anos 2020 e 2021 e da grande evolução da
parte técnica dos mesmos, esperava-se que eles ainda teriam papel importante em
paralelo aos espetáculos presenciais, no entanto isso não ocorreu em 2022 e
foram poucos os exemplos desse tipo de trabalho, em geral gravações de
espetáculos anteriores. No meu caso, de 204 espetáculos teatrais assistidos,
apenas nove foram virtuais e as únicas novidades foram As Cadeiras
(apresentado nos cinemas) e Aquilo Deu Nisso do grupo Os Fofos
Encenam.
Os autores brasileiros dominaram a
cena em 2022 respondendo por 124 espetáculos (117 presenciais e 7 virtuais)
ficando os estrangeiros com 80 (78 presenciais e 2 virtuais). Total de 204
espetáculos teatrais.
Reforço que esses números resultam
daquilo a que eu pude assistir e é desse universo que destaco aqueles que para
mim foram os melhores do ano e que são merecedores do meu prêmio virtual, o
ZESCAR! Ao fim desta matéria, faço uma relação de alguns espetáculos que julgo
importantes aos quais não tive a
oportunidade de assistir.
O ZESCAR é minha lista pessoal. Ele
leva em conta os espetáculos a que assisti no ano e nada tem a ver com a minha
participação em comissões de premiação onde os premiados são eleitos por
votação e nem sempre correspondem àqueles que a meu ver são os melhores.
Essa história do ZESCAR começou com
uma brincadeira. Há muitos anos que faço minha lista particular do que
considero os melhores do teatro e do cinema. Minha cunhada um dia brincou,
perguntando quando eu ia distribuir o ZESCAR (amálgama de Zé com o Oscar do
cinema norte americano). A partir daí esse se tornou o nome da minha lista e
nos últimos anos eu a torno pública por meio deste blog.
Minha lista está dividida em categorias
e não há um número certo para cada categoria (se listo só dois é porque foram
só eles, assim como posso listar sete ou mais). Um dado importante é que neste
2022 a qualidade vem fortemente acompanhada da grande quantidade de títulos, em
todas as categorias. Por categoria, a lista está em ordem alfabética.
Como faço todo ano distingo
inicialmente aqueles espetáculos/eventos/artistas que foram, para mim, os “melhores
dos melhores” e são merecedores desse destaque especial:
- Marina Tenório e Ruy Cortez pelo projeto que apresentou as peças A
Semente da Romã e As Três Irmãs em apresentação simultânea nas duas
plateias do teatro do SESC Pompeia.
- A incorporação do edifício do Teatro
Brasileiro de Comédia ao SESC São Paulo. A notícia teatral mais
alvissareira do ano, divulgada nos últimos dias de 2022.
- Clayton Nascimento pela
realização do espetáculo Macacos.
- Inês Peixoto pela belíssima
interpretação em Orfãs de Dinheiro.
- A volta da realização presencial do Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas.
Em um ano excepcional tanto em quantidade como em qualidade foi difícil selecionar os ganhadores (virtuais) do ZESCAR:
ESPETÁCULO:
- 4004 A.C. – A Origem
- A Esperança na Caixa de Chicletes
Ping-Pong
- A Semente da Romã
- Anjo de Pedra
- Brenda Lee e o Palácio das Princesas
- Cabaret dos Bichos
- Delírio a Dois
- Escola de Mulheres
- Festa dos Bárbaros
- Jacksons do Pandeiro
- Língua Brasileira
- Longa Jornada Noite Adentro
- Macacos
- Moscou Para Principiantes
- Museu Nacional – Todas as Vozes do
Fogo
- O Bem Amado – Musicado
- O Canto do Cisne
- O Fazedor de Teatro
- O Que Nos Mantém Vivos?
- O Suicídio Mais Bonito do Mundo
- Orfãs de Dinheiro
- Outono Inverno
- Pérsia
- Play Beckett
- Sem Palavras
- Tatuagem
- Tebas
- Tudo
- Um Inimigo do Povo
- West Side Story
DIREÇÃO:
- Aline Filócomo – Moscou Para
Principiantes
- Clara Carvalho – Escola de Mulheres
- Clayton Nascimento – Macacos
- Denise Weinberg – Outono Inverno
- Duda Maia – Jacksons do Pandeiro
- Georgette Fadel, Patrícia Gifford e
Paula Klein – Festa dos Bárbaros
- José Fernando Azevedo – Um Inimigo
do Povo
- Kleber Montanheiro – Tatuagem
- Marcelo Lazzaratto – Tebas e Delírio
a Dois
- Marcio Abreu – Sem Palavras
- Miguel Rocha - Cárcere ou Por Que as Mulheres Viram Búfalos
- Thiago Ledier – 4004 A.C. – A Origem
- Vinicius Calderoni – Museu Nacional
– Todas as Vozes do Fogo
- Zé Henrique de Paula – Cabaret dos Bichos e Brenda Lee e o Palácio das Princesas.
ATRIZ:
- Amanda Lyra – Língua Brasileira
- Ana Lucia Torre – Longa Jornada
Noite Adentro
- Clarice Niskier – A Esperança na
Caixa de Chicletes Ping Pong
- Claudia Abreu – Virginia
- Dalma Régia – Cárcere ou Por Que as
Mulheres Viram Búfalos
- Dinah Feldman, Nicole Cordery e
Noemi Marinho – Outono Inverno
- Inês Peixoto – Orfãs de Dinheiro
- Liliane Xavier - Pinóquio
- Nábia Villela – 4004 A.C. – A Origem
- Sara Antunes – Anjo de Pedra
ATOR:
- Brian Penido Ross – Escola de
Mulheres
- Cacá Carvalho – Leonardo Da Vinci –
A Obra Oculta
- Celso Frateschi – O Canto do Cisne
- Clayton Nascimento – Macacos
- Donizete Mazonas – Com os Bolsos
Cheios de Pão
- Dudu Galvão – Morte e Vida Severina
- Luciano Chirolli – O Náufrago
- Marcelo Lazzaratto – Tebas
- Marcos Damigo – O Pai
- Munir Kanaan – Horror Lavanda
- Odilon Wagner _ A Última Sessão de
Freud
- Paulo Marcello – O Fazedor de Teatro
- Rogerio Brito – Um Inimigo do Povo
- Zé Carlos Machado – Papa Highirte
DRAMATURGIA:
- Alex Moletta – Comida nas Costas,
Barriga Vazia
- Braulio Tavares e Eduardo Rios –
Jacksons do Pandeiro
- Fernanda Maia – Brenda Lee e o
Palácio das Princesas
- Luís Fernando Abreu – A Semente da
Romã
- Rogerio Correa – Boy e Renoir – A
Beleza Permanece
- Vinicius Calderoni – Museu Nacional
– Todas as Vozes do Fogo
- Zé Henrique de Paula – Cabaret dos Bichos
ESPECIAL:
- A realização da 8ª edição da MITsp
em formato menor, mas marcando necessárias presença e sobrevivência.
- O retorno das atividades presenciais
no Centro de Pesquisa Teatral do SESC (CPT).
- Profissionais envolvidos com tradução, adaptação de textos, cenografia, coreografia, iluminação, som, figurino, visagismo, fotografia, contrarregragem e produção. Personagens invisíveis que mais sofreram durante a pandemia e sem as quais a magia do teatro não aconteceria.
ESPETÁCULOS INTERNACIONAIS:
No Mirada:
- A Caminhada dos Elefantes – Portugal
- chãO – Brasil/Argentina
- Cuandp Pases Sobre Mi Tumba –
Uruguai
- Discurso de Promoción – Peru
- Estreito - Portugal/Chile
- Fuck Me – Argentina
- La Mujer Que Soy – Argentina
- Teatro Amazonas – Espanha
Em Londres:
- As You Like It
- Hamilton
- Moulin Rouge
PERDIDOS:
- Águas Queimam na Encruzilhada
- Amefrica
- Cartas da Prisão
- Entre os Trilhos e a Baleia
- Gagarin Way
- Grease
- Hip Hop Blues
- Infância
- Ney Matagrosso
- O Doente Imaginário
- O Futuro Chegou Ontem
- Pagu
- Seu Neyla
- Sidney Magal
- Tarsila
- Três Mulheres Altas
- Xandu Quaresma
- Zoológico de Vidro
SHOWS, CONCERTOS, ÓPERAS, DANÇA
- Grupo Corpo no Teatro Alfa
- Encantados – excepcional espetáculo de teatro dança, dirigido por Lia Rodrigues
RESUMO:
PRESENCIAL VIRTUAL TOTAL
TEATRO 195 9 204
SHOW
- - -
CONCERTO 1 - 1
ÓPERA 2 - 2
DANÇA 5 - 5
TOTAL 203 9 212
RACSEZ para os piores do ano. Esta lista não
é divulgada.
30/12/2022
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