quarta-feira, 23 de novembro de 2022

4004 A.C. – A ORIGEM

 

Apesar de sua vasta produção teatral, o escritor irlandês George Bernard Shaw (1856-1950) é mais conhecido por aqui por My Fair Lady, espetáculo musical que é uma adaptação de sua peça Pigmalião.

Graças ao Grupo Tapa, ao Núcleo Experimental e ao Circulo dos Atores, nos últimos anos os palcos paulistanos têm podido assistir a obras importantes de Shaw como Major Barbara, Cândida, A Profissão da Sra. Warren e A Milionária. E já se promete O Dilema de Um Médico para 2023.

Shaw tinha humor penetrante e sarcástico como se pode perceber em sua obra e no famoso diálogo entre ele e Isadora Duncan quando esta lhe propôs em tom de brincadeira a possibilidade de eles gerarem um filho com a beleza dela e a inteligência dele, ao que ele retrucou dizendo do perigo da criança nascer com a beleza dele e a inteligência dela.

4004 A.C. situa-se exatamente há mais de seis milênios! E lá no Jardim do Eden vamos encontrar Adão e Eva pesarosos com a possibilidade de viver para todo o sempre, quando encontram uma solução dada pela Serpente; um pouco mais tarde Adão e Eva mais velhos têm um embate com o filho Caim, que matou o irmão Abel.

A primeira parte é originalíssima e tem um toque de humor que a engrandece; a segunda parte é mais longa e mais dramática, sendo também um pouco repetitiva (desculpe, seu Bernard!!), mas tem discurso poderoso a favor da mulher e de seus direitos.

A encenação de Thiago Ledier, que já havia realizado uma competentíssima encenação de A Milionária, é primorosa e criativa valendo-se do espaço remodelado (e renovado!!) do Teatro Studio Heleny Guariba, do criativo cenário criado por Fernando Passetti e Nicolas Caratori, lindamente iluminado por este último.

Adão e Eva, quando jovens, são interpretados por Luana Frez e Nando Medeiros e mais velhos por Márcia de Oliveira (bastante jovem, quando comparada com o seu companheiro) e Luti Angelelli. Guilherme Gorski é vigoroso como Caim e Nábia Villela está absolutamente irresistível e muito engraçada como a Serpente.

4004 A.C. é espetáculo bastante digno, bem encenado, bem interpretado e dá ao espectador a oportunidade de conhecer esse insólito texto do grande dramaturgo George Bernard Shaw, além da oportunidade de visitar o espaço remodelado do Teatro Studio Heleny Guariba.

Após o espetáculo, há proveitoso bate-papo com o elenco, com a oportunidade de receber uma aulinha sobre Shaw dada por Sergio Mastropasqua.

Por especial delicadeza de Mastropasqua e Selene Marinho recebi uma versão impressa do belo e informativo programa da peça.      

        4004 A.C. está em cartaz até 13/12 às segundas, terças, sextas e sábados às 21h e aos domingos às 19h.

        NÃO PERCA!!

        23/11/2022

 

 

 

Um comentário:

  1. Muito obrigado, Cetra! Agradecemos por sua gentileza e por seu olhar abrangente sobre o nosso trabalho. Evoé!

    ResponderExcluir