sexta-feira, 4 de março de 2016

MITsp 2016 – ABERTURA e CINDERELA


       Ontem, dia 03 de março, aconteceu a abertura da 3ª MITsp. Na cerimônia de abertura apresentada por uma simpática e descontraída Roberta Estrela Dalva houve os discursos de praxe: Guilherme Marques falou em nome da organização do evento e representantes dos patrocinadores também se manifestaram. Roberta não deixou de comentar sobre os perigos que correm os espaços teatrais em função da especulação imobiliária dando um sutil “puxãozinho de orelha” nas autoridades presentes. Comentou também a importância da MITsp para a cidade, solicitando o empenho de todos para a realização da 4ª MITsp em 2017.


        O espetáculo de abertura foi o instigante CINDERELA do encenador Joël Pommerat com a Compagnie Louis Brouillard. A peça é uma releitura radical da história de Cinderela. Traumas infantis relativos à perda das mães rondam a jovem Sandra e o príncipe, que de encantado não tem nada. A figura autoritária da madrasta é apresentada de formas patética e ridícula, como ridículos são todos os prepotentes e donos do poder.
        Em um palco vazio poucos adereços ilustram a vida daqueles seres, cada um a seu modo, solitários e tristes: Sandra, seu pai, a madrasta, suas filhas e o príncipe. O espaço é preenchido por belas projeções de imagens. A iluminação é sóbria e a maioria da ação acontece quase na penumbra.
        A história é narrada por uma voz também muito triste que não tem certeza se aquilo aconteceu exatamente daquele jeito, assim como, revela que parecem ter sido as imaginações de Sandra e do príncipe que conduziram suas vidas. Tudo é tão relativo, parece ser a conclusão que a peça nos oferece.
        Interpretações na medida certa e bastante contidas dão um ar frio à montagem o que parece ter provocado os aplausos também contidos da plateia. O espetáculo merecia aplausos mais vigorosos.
        Um senão: não me parece que esse espetáculo atraia menores de 16 anos, apesar dele se classificar como infanto—juvenil.
        VIVA a MITsp que está apenas começando!


04/03/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário