quinta-feira, 3 de março de 2016

URINAL NO TEATRO PORTO SEGURO e a volta de NOSSA CLASSE



   
         Ontem fui rever Urinal.  O musical estreou em abril de 2015 na sede do Núcleo Experimental, lotou seu pequeno teatro de 50 lugares durante todo o ano de 2015 e devido ao grande e merecido sucesso transferiu-se para o imenso palco do Teatro Porto Seguro que dispõe de 508 poltronas. Esse tipo de mudança tem seus prós e seus contras. Se por um lado perde em proximidade e mesmo intimidade com a plateia, ganha em visibilidade tanto para o grupo como para a peça, além do maior retorno financeiro. Sobre essa questão reproduzo parte da matéria que escrevi em 07/04/2015, ocasião da estreia da peça:

         “Com o bizarro título de Urinetown, the Musical este musical de Mark Hollmann e Greg Kotis estreou num pequeno teatro de Nova York em 2001 e devido ao sucesso alcançado passou a ocupar maiores teatros na Broadway terminando por abocanhar três prêmios Tony, o maior laurel concedido pelo teatro americano; fato bastante semelhante ocorreu anteriormente com Hair (1967) e Rent (1996) naquela mesma cidade. Aqui em São Paulo o ator Altair Lima comprou os direitos de Hair e estreou a peça no antigo Teatro Bela Vista (onde hoje se localiza o Teatro Sérgio Cardoso), o sucesso foi tamanho que com a bilheteria arrecadada Altair Lima comprou e reformou um amplo teatro que batizou de Aquarius em homenagem ao espetáculo, tornando-se um mega empresário teatral.
...............................................................................................

         Desejo um sucesso enorme a Urinal, porém não veria com bons olhos a sua transferência para o Teatro Renault! Também espero que se reconheça cada vez mais o talento de Zé Henrique de Paula e que ele continue a ser o criativo encenador que já realizou tantos excelentes espetáculos sempre atento ao binômio: conteúdo sociopolítico e entretenimento. Tenho certeza que não faz parte dos seus planos tornar-se um mega empresário teatral!”

         Diante do sucesso a transferência para um teatro maior era inevitável, porém, tudo permanece fiel à proposta original e isso é mais um fato que prova ser o Núcleo Experimental um dos mais sérios, responsáveis e talentosos grupos da cidade de São Paulo.
         Com poucas alterações no elenco -onde todos estão ótimos- nota-se um grande amadurecimento nas interpretações de Caio Salay e Bruna Guerin (muito mais engraçada do que nas outras vezes em que assisti).
         Com apenas sonorização de palco (belo trabalho de Raul Teixeira e João Henrique Baracho) e sem microfones individuais a montagem ganha em espontaneidade, mas perde na compreensão do que é dito e cantado.  
         O cenário de Zé Henrique de Paula ampliado para as dimensões do palco do Porto Seguro continua a manter o clima dos becos daquela cidade onde se passa a ação da peça.
         Agora no fosso do palco, a orquestra não é mais visível e sente-se falta de ver os braços de Fernanda Maia agitando-se na regência das canções.
         Tudo isso para concluir que Urinal saiu-se muito bem na transferência de um pequeno para um grande espaço.
         URINAL está em cartaz no Teatro Porto Seguro às quartas e quintas às 21h. QUEM AINDA NÃO VIU NÂO PODE PERDER! ESTE NÃO É UM MUSICAL COMO QUALQUER OUTRO!


         EM TEMPO: NOSSA CLASSE, belíssimo espetáculo do Núcleo Experimental de 2013, tem bem vinda reestreia em 04/03 na sede do grupo, com sessões às sextas e sábados às 21h e domingos às 19h até 01/05. Sob o título “Crepúsculo de tantas vidas” escrevi matéria sobre a peça que pode ser acessada no link abaixo:

VIVA O BOM TEATRO!

03/03/2016


Nenhum comentário:

Postar um comentário