segunda-feira, 8 de maio de 2017

BLITZ – O IMPÉRIO QUE NUNCA DORME


        Teatro de rua feito por grupo que milita por alguma causa tem que ser direto, não pode usar metáforas ou meias palavras, tem que por o dedo na ferida e por a cara pra bater sendo corajoso para enfrentar a oposição que quase sempre é repressora e truculenta.


        Todas essas características fazem parte do grupo santista Trupe Olho da Rua e de seu impactante Blitz-O Império Que Nunca Dorme, espetáculo que foi interrompido em uma de suas apresentações em Santos e que teve seu diretor Caio Martinez Prado preso pela tal oposição repressora.


        Blitz foi apresentada em São Paulo neste fim de semana de maio de 2017 no Parque da Água Branca e sua ironia já começa com a música de chamada do público para o espetáculo (Você Não Soube Me Amar, sucesso dos anos 1990 com o grupo Blitz).

Uma espectadora solitária

        A peça é uma criação coletiva que tem como meta denunciar a truculência da policia militar e a maneira como a mídia é conivente com essa atitude, filtrando e até omitindo fatos ocorridos principalmente na periferia das grandes cidades, onde por ação da força repressora muita gente inocente é presa e morta. A opção é o viés satírico e o humor, armas poderosíssimas para denunciar a barbárie e para fazer o leigo (a quem a peça se destina) refletir sobre a mesma. Ri-se muito da tragédia e o riso conduz à reflexão.
        Elenco à vontade na interpretação caricatural tanto dos policiais como da mídia, esta representada hilariamente por uma tal Raquel Cheira Azedo (momento memorável de Raquel Rollo).


        Denúncia feita. Quem entendeu, entendeu. Quem não entendeu, ou não quis entender que vá bater panelas!
        Curiosidade e dúvida: Havia um casal que assistiu a toda a apresentação ao meu lado; ao final a mulher me perguntou se era um grupo de atores ou se eles eram realmente policiais! Isso é bom ou é mau?
        VIVA A TRUPE OLHO DA RUA e a sua coragem em abordar tão diretamente as mazelas da nossa triste realidade.

08/05/2017

        

Nenhum comentário:

Postar um comentário