segunda-feira, 20 de novembro de 2017

PONTO DE PARTIDA...MAIS UMA VEZ

Mineiramente

        Apesar de assistir a espetáculos teatrais há mais de 50 anos e mesmo tendo passado por meus olhos cerca de 3600 peças, eu não conhecia o Grupo Ponto de Partida de Barbacena.
        No domingo, dia 12 de novembro, resolvi ir assistir ao espetáculo Vou Voltar no Sesc 24 de Maio, confesso que, mais pela curiosidade de se tratar de trabalho que falava do famoso grupo uruguaio El Galpón, do qual eu havia visto alguns espetáculos quando esteve por aqui nos anos 1970 trazidos pela guerreira Ruth Escobar.

Vou Voltar

        A apresentação foi um verdadeiro deslumbramento para mim pela maneira como trataram dramatúrgica e cenicamente o assunto, além da irretocável parte musical do espetáculo. Ao final os mais que simpáticos integrantes do grupo acolhiam o público e eu tive a oportunidade de conversar com alguns deles. O meu entusiasmo pela peça traduziu-se em matéria que publiquei neste blog no link:

http://palcopaulistano.blogspot.com.br/2017/11/vou-voltar.html

        Sai do teatro já me programando para assistir no outro fim de semana ao musical Mineiramente. Conforme já citei no Facebook, se Vou Voltar me tirou do chão, Mineiramente me fez voar! Uma sequencia de belas canções (a maioria de autoria de Milton Nascimento e Fernando Brant) permeada por poesias e ditos mineiros resulta em espetáculo mágico que tem seu auge no canto/sapateado da canção Louva Deus. Mais conversas com o grupo ao final e o privilégio de bater um bom papo com a Soraia Moraes e seus raros olhos verdes.

Mineiramente

        Comprei o DVD Ser Minas Tão Gerais gravado ao vivo em 2004 no Cine Theatro Central de Juiz de Fora com participação de Milton Nascimento e dos Meninos de Araçuaí. Explode coração: meu dedo cansou de apertar a faixa 19 e ver e rever o João Mello solando e sapateando com a garotada a já citada Louva Deus.
        Não podia deixar de tentar rever Mineiramente. E o fiz no dia de hoje, 20 de novembro. Papos com a querida Fatinha, produtora do grupo, Regina Bertola, diretora dos espetáculos, Soraia, Julia, Pablo, João ... E assim fiquei sabendo da beleza que é a sede do grupo em Barbacena em uma antiga fábrica de seda, que a Regina é mãe do Pablo - que chama Pablo por causa do Neruda e não do Milton- que por sua vez é marido da Júlia e que eles tem dois lindos garotos que circulavam pelo saguão do teatro. Tudo da maneira mais lindamente mineira possível.
        Vou Voltar para a sessão de despedida às 18h estava esgotada. Cheguei uma hora antes para tentar um ingresso na fila da esperança. Poucas chances e os minutos passando. Próximo ao terceiro sinal os poucos lugares vagos foram liberados e eu tive o privilégio de rever na terceira fileira do teatro. Mais emoção e a possibilidade de melhor entender certas passagens. Verdadeira ovação ao final, assim como aconteceu na sessão vespertina de Mineiramente.
        É São Paulo descobrindo o belíssimo trabalho do Grupo Ponto de Partida que precisa retornar à cidade em temporada mais longa com estes e outros espetáculos e, quiçá, Ser Minas Tão Gerais com o Milton e os Meninos de Araçuaí.

        Atenção programadores do Sesc, do Sesi, do Itaú Cultural e da Caixa Cultural: UM TESOURO DESSES NÃO SE DESPERDIÇA! Urge trazê-los de volta.
        Por enquanto, entra na série do QUEM VIU, VIU...

        CUIDADO: Esta matéria não é objetiva e transgride todas as regras do jornalismo, pois tem forte cunho emocional.

20/11/2017




Um comentário: