domingo, 19 de agosto de 2018

ABRE A JANELA E DEIXA ENTRAR O AR PURO E O SOL DA MANHÃ



        Há exatos 50 anos (julho de 1968) estreava este texto de Antônio Bivar no Teatro Maria Della Costa com direção de Fauzi Arap, tendo no elenco Maria Della Costa (Heloneida) e Thelma Reston (Geni). Era um espetáculo diferente da maioria daqueles em cartaz naqueles anos tortuosos onde predominava a temática dita engajada denunciando, quando passava pela censura, os desmandos da ditadura militar. Muitas dessas peças envelheceram, mas por sua atemporalidade e, principalmente, por suas qualidades, Abre a Janela... continua digna de ser mostrada meio século depois.
        A montagem de André Garolli tem ótimos achados. Um deles é fazer as atrizes mudarem de personagem ao longo da peça e o outro é fazer um mesmo ator representar os papéis do carcereiro e de Azevedo. Se no original já surgia uma dúvida se aquele carcereiro existiu mesmo ou se era produto da imaginação das duas mulheres, aqui isso se torna muito mais presente.
        O cenário de Julio Dojscar aproveita de forma significativa o Espaço Ademar Guerra no porão do Centro Cultural São Paulo contornando os problemas de acústica do local e dando toque poético à cela onde estão prisioneiras Heloneida e Geni.
        Angela Figueiredo e Fernanda Cunha, que formam a Cia. de Teatro As Moças, de posse desse belo texto têm excelentes interpretações tanto quando fazem a fina e delicada Heloneida como a Geni Porreta que foi lutadora livre e colocou fogo no circo em que trabalhava. Fernando Fecchio tem ótima participação como o carcereiro e como a impagável Azevedo que foi vivida há 50 anos pela inesquecível Yolanda Cardoso.
        Garolli reforça o toque beckettiano do texto de Bivar fazendo o espetáculo terminar de maneira circular, ou seja, do mesmo modo como começou: Geni e Heloneida, tal qual Estragon e Vladimir, vão continuar naquela cela para todo o sempre fazendo flores de papel e olhando, mas não podendo abrir a janela e deixar entrar o ar puro e o sol da manhã.

        ABRE A JANELA... está em cartaz no Centro Cultural São Paulo às sextas e aos sábados (21h) e aos domingos (20h) até 23/09.

        19/08/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário