segunda-feira, 27 de agosto de 2018

CONCERTO PARA JOÃO



       Desde sua aparição em 2009/2010 como o sofrido Moritz em O Despertar da Primavera, o musical produzido pela dupla Möeller e Botelho a  partir da obra de Frank Wedekind, Rodrigo Pandolfo vem nos brindando com interpretações memoráveis.  Neste ano de 2018 sua excelente participação em PI - Panorâmica Insana já lhe rendeu indicação de melhor ator pela APCA e agora volta a nos surpreender em Concerto Para João onde compõe sem trejeitos imitativos a figura do pianista/maestro João Carlos Martins. Em sua composição o ator dá ênfase às expressões faciais e, principalmente, das mãos, já que estas foram alvo da doença degenerativa que atacou o músico. Pandolfo, bem secundado pelo talento da elegante e bela Michelle Boesche como sua companheira, pela presença carismática de Ando Camargo como a personagem enigmática para a qual João quase ao fim do espetáculo tenta dar um nome e pela intervenção de Duda Mamberti como o cirurgião, nos mostra a trajetória de João Carlos Martins a partir do momento em que descobriu o seu problema.

 Da esquerda para a direita. Em pé: Duda Mamberti, Michelle Boesche, Ando Camargo e Cassio Scapin. Sentados: Rodrigo Pandolfo e João Carlos Martins

       O texto de Sergio Roveri é bastante sucinto e econômico sem resvalar para um perigoso sentimentalismo e a criação da personagem enigmática citada acima é extremamente útil para evitar qualquer pieguismo e até rechear o espetáculo com pitadas de humor.
       Cassio Scapin em consonância com o texto realiza direção sóbria e delicada enfatizando o trabalho dos atores.
       O cenário dos irmãos Chris Aizner e Nilton Aizner constituído de espelhos, um piano estilizado e imagens das mãos do maestro reforça o caráter onírico da encenação e é banhado pela bela luz de Marisa Bentivegna que pontua a presença de cada personagem em cena.
       Para completar a emoção da noite, João Carlos Martins estava presente na sessão e nos presenteou com fatos pitorescos de sua vida, além de número musical acompanhado por um violinista.
       Dignas de destaque são as fotos em preto e branco de Ale Catan constantes do programa.

       CONCERTO PARA JOÃO está em cartaz no Teatro FAAP às sextas e sábados (21h) e aos domingos (18h) até 02 de dezembro.

       27/08/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário