domingo, 9 de dezembro de 2018

A COMÉDIA DOS ERROS



        Shakespeare teria pouco menos de 30 anos quando escreveu esta comédia por volta de 1592 e agora um grupo na mesma faixa de idade é responsável por nova montagem da mesma  ( a última montagem em São Paulo foi em 1994 com o  Grupo Ornitorrinco dirigida por Cacá Rosset).
        A Comédia dos Erros é o tipo de texto que em mãos não habilidosas pode fazer jus ao seu título, mas Tom Muszkat Cortese (tradutor e adaptador do texto) e Maristela Chelala (diretora) sabiam muito bem o que estavam fazendo e o resultado é um dos mais divertidos espetáculos do ano.
        Por questões bélicas e acidentais (um naufrágio) os gêmeos de nomes Antífolo e seus servos, também gêmeos, de nomes Dromio são separados ainda bebês. Uma dupla de patrão/servo cria-se em Siracusa e a outra em Éfeso. Anos mais tarde os quatro se encontram em um mesmo lugar e a confusão está criada.
        Cortese e Chelala optaram por utilizar os mesmos atores para interpretarem cada par de gêmeos e com a solução cênica encontrada o resultado é não menos que hilário, culminando na cena final do encontro dos dois Dromios que é digna de antologia.
        A adaptação de Cortese usa linguagem coloquial sem vulgarizar nem empobrecer o conteúdo e a direção de Chelala tem soluções divertidas e criativas usando e abusando do talento histriônico do elenco jovem e carismático. Não há como não destacar os dois deliciosos e divertidos Dromios interpretados por Renato Bego e os Antífolos, dos quais se encarrega com muito garbo Tom Muszkat Cortese. Sem identificação ator/personagem na ficha técnica do programa, fica difícil mencionar este ou aquele nome do homogêneo elenco, mas como não se lembrar da graça das duas irmãs Adriana e Luciana, da abadessa, do “charme” da criada e da cortesã que em seu divertido monólogo arrancou aplausos do público.
        O bom uso do espaço alternativo do VIGA Espaço Cênico, os figurinos de Marcela Donato e a iluminação precisa de Rodrigo Campos colaboram para o bom resultado desta saborosa montagem que é pura delícia que faz rir e que ainda nos faz pensar no eterno “Mas afinal, quem sou eu?”
        Com o objetivo de formação de público, a peça é endereçada ao público jovem, que terá uma excelente porta de entrada ao mundo do teatro; a montagem, porém,  agrada a toda e qualquer idade.
          A peça está indicada ao Premio APCA de 2018 como "Melhor espetáculo para público jovem".
        Ao final do espetáculo eu soube que boa parte do jovem elenco é egressa do bem sucedido Núcleo Experimental de Artes Cênicas do SESI-SP e fez parte de um, a meu ver, não tão bem sucedido espetáculo realizado no início deste ano no Centro Cultural Fiesp. Seria essa a origem do nome “Companhia Nefanda”?
        A COMÉDIA DOS ERROS está em cartaz no VIGA Espaço Cênico até o próximo domingo, dia 16/12 com sessões aos sábados às 16h e aos domingos às 14h30. No domingo (16) haverá uma sessão extra matinal (verificar o horário pelo telefone 3801-1843). NÃO PERCA!

09/12/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário