quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

AS PEQUENAS LADAINHAS DO CHICO CARVALHO


André Hendges, Sarah Moreira, Dani Theller, Ana Junqueira

        Quantas e quantas vezes já nos vimos na frente do computador com a página do Word em branco, com enorme dificuldade para preencher esse espaço com matéria que ocupe pelo menos uma lauda!?
        Chico Carvalho resolveu esse problema! Não que seus trabalhos não mereçam laudas e laudas elogiosas, mas em caso de “branco”, basta citar os nomes integrais de suas duas pequenas ladainhas que já teremos garantido meia lauda preenchida.
        Sem preocupação com o número de laudas quero escrever um pouco sobre essas duas pequenas obras primas que têm como marca registrada a irreverência e o talento do seu autor.
        Pequena Ladainha Anti-Dramática Para o Episódio da Fuga do Leão do Circo e Outros Boatos Pouco ou Quase Nada Interessantes era uma gostosa brincadeira jogando com elementos do Teatro do Absurdo da “escola” de Ionesco. O elenco afiado formado pela Cia.do Bife respondia à altura às propostas do autor/diretor criando um dos espetáculos mais divertidos da temporada.
        Eis que surge Pequena Ladainha Anti-Dramática Para a Reunião de Emergência dos Catedráticos do Instituto Feitosa Bulhões - A Excelência do Ensino Em Mais de Cinco Décadas de Funcionamento, bastante mais elaborada que sua antecessora e que atinge sofisticado (Chico não vai gostar deste adjetivo) nível de humor, além de tocar em delicados problemas da atualidade, como delação, fake news, burocracia e servilismo. Tudo isso sem perder o humor e o non sense do Teatro do Absurdo, agora mais no estilo da “escola” de Beckett.
        Junto com Chico Carvalho; as atrizes Ana Junqueira, Dani Theller e Sarah Moreira e o ator André Hendges formam a Cia. do Bife e brilham ainda mais na segunda Pequena Ladainha. Aqui a ação é concentrada em uma reunião onde as três componentes da diretoria do Instituto comunicam o assustado professor Adalberto Prachedes (preciosa composição de André Hendges) que ele está sendo acusado de tamborilar os dedos nas costas de uma aluna. A ação dá voltas enquanto instrumentos vão surgindo no espaço cênico, culminando numa hilária performance musical na cena final da peça.
        A trilha sonora que mescla contagiante batucada com marchas russas ilustra muito bem o absurdo do imbroglio kafkiano no qual o professor se envolve. Cenário, iluminação e figurinos discretos e eficientes completam este divertido e perspicaz trabalho de Chico Carvalho. Que venham muitas outras pequenas ladainhas com o nível destas duas primeiras. Nestes tempos sombrios que temos vivido a irreverência inteligente de Chico Carvalho é mais que necessária.
        E assim eu preenchi a tão almejada lauda.

        19/12/2018
       


Nenhum comentário:

Postar um comentário