quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

EMERGÊNCYA


Foto de Clayton Lima

        Ontem foi o dia de ir ao teatro pela 217ª vez neste 2018. E a despedida da temporada teatral deste ano não podia ter sido melhor. Assisti ao novo espetáculo da Antropofágica, companhia que sempre nos oferece boas surpresas.
        Emergêncya, sigla para Espasmos Mnemônicos Extra Reacionários Geradores de Experiências sobre Natureza e Cultura de Ilações Anti-capitalistas (o grupo adora siglas e não contente com isso joga um Y no lugar do I de ilações!) é o título do novo trabalho.                                                                                          Plasticamente belíssima com impecável trilha sonora tocada ao vivo pela banda conduzida por Lucas Vasconcelos esta talvez seja a montagem mais sofisticada do ponto de vista formal realizada pelo grupo. Espetáculo de conjunto com pouco uso da palavra e que toca o espectador tanto no aspecto social como no pessoal. As referências ao teatro de Tadeuz Kantor estão sempre presentes, mas cada vez mais originais e com a cara do grupo liderado por Thiago Vasconcelos.
        Sem dados sobre a ficha técnica do espetáculo fica difícil ressaltar nomes, porém, vale lembrar as imagens geradas pela câmera na parte final do espetáculo, o belíssimo vídeo com os corpos cobertos e o elenco homogêneo e talentoso que se desincumbe da complexa movimentação cênica que é uma verdadeira coreografia.
        O Espião pertencente a Terror e Miséria do Terceiro Reich de Bertolt Brecht mostra um casal na Alemanha de Hitler temeroso que o filho os delate para a Gestapo. Esta cena serve de prólogo ao espetáculo e é apresentada no saguão do espaço. Apesar de bastante pertinente para o momento atual, ela aparece bastante deslocada tanto do ponto de vista formal, como do conteúdo do espetáculo em si.
        EMERGÊNCYA fica em cartaz até sexta feira (20) sempre às 20h no Espaço Pyndorama (Rua Turiassú, 481) e no sábado (21) no mesmo horário a companhia apresenta o seu Kabaré Antropofágico, oportunidade de eu incluir o 218º na lista dos espetáculos do ano.

        20/12/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário