domingo, 27 de outubro de 2019

AS CRIANÇAS



 
        As minhas expectativas em torno de As Crianças giravam em torno do diretor Rodrigo Portella, de quem já havia assistido ao poderoso Tom na Fazenda e do elenco: pelo retorno de Analu Prestes aos palcos paulistanos, pela presença de Andrea Dantas que eu não conhecia, mas de quem tinha ouvido falar pelas crônicas do saudoso Patrício Bisso e pelo sempre talentoso Mário Borges. Da autora eu não sabia nada e o título da peça não me parecia muito promissor.
        A autora Lucy Kirkwood é uma inglesa de apenas 35 anos e parece ter uma carreira promissora segundo os dados que constam no programa, tendo iniciado suas incursões dramatúrgicas aos 21 anos em 2005.
        A peça As Crianças começa leve como uma comédia de costumes onde um casal recebe a visita de uma velha amiga e companheira de trabalho em uma Usina Nuclear onde os três trabalharam.
        Antigas relações mal resolvidas, um tsunami que provoca acidente nuclear na Usina, a poeira atômica invadindo o ambiente e uma proposta feita pela visitante são fatos que se somam para criar o quase pesadelo em que a ação se transforma. Muito bem escrito, o texto surpreende tanto pelo conteúdo como pela forma não linear.
        Analu Prestes volta a São Paulo depois de cerca de 40 anos com uma interpretação cheia de nuances e significativos silêncios durante os quais não se consegue despregar os olhos dela. Uma verdadeira filigrana a ser apreciada com muito respeito e admiração.
        Andrea Dantas tem uma interpretação bastante objetiva e tem excelentes momentos nos diálogos com seus parceiros de cena.
        Com sua habitual e forte presença, Mario Borges dá vida à personagem do marido e amante.
 
 
        A direção de Rodrigo Portella é limpa e direta como pede o texto, dispensando grandes recursos cenográficos e de iluminação, deixando tudo por conta da imaginação do espectador como ele escreve no programa, numa clara alusão ao prólogo de Henrique V de Shakespeare.
        Tudo funciona em As Crianças, resultando em um dos melhores e mais fortes espetáculos que passaram pelos palcos da cidade nesta temporada que já vai chegando ao fim. A peça fez carreira brilhante no Rio de Janeiro, estando indicada a 14 prêmios. Esperemos que São Paulo descubra esse tesouro na curta temporada do mesmo por aqui.      

        AS CRIANÇAS está em cartaz no SESC 24 de Maio às quintas, sextas e sábados às 21h e aos domingos e feriados às 18h. Até 17 de novembro. NÃO DEIXE DE VER.

        27/10/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário