quarta-feira, 9 de outubro de 2019

CHERNOBYL 2


 
        Curado da gripe e ouvindo melhor, fui ontem rever Chernobyl, o pungente espetáculo dirigido por Bruno Perillo que a cada novo trabalho tem revelado sua criatividade e talento como encenador. Não tenho muito a acrescentar ao que escrevi quando assisti à peça na estreia:
 
 
a não ser que percebi melhor certos detalhes que me escaparam da primeira vez.
 
        Apesar da crueza das palavras que ouvimos é um raro prazer testemunhar a interpretação das quatro atrizes que revelam suas versatilidades narrando os trágicos acontecimentos e interpretando crianças, funcionários da Central, vítimas do acidente e até uma boneca!
        Como não se sensibilizar com o relato da mulher que perdeu o marido e a quem foi negado o corpo radioativo da filhinha morta? Nicole Cordery o faz com tamanha perplexidade e equilibrada emoção que facilmente transmite essas sensações ao espectador.
        O perfeito gestual de Carolina Haddad como a boneca Antonia foi algo que me escapou na estreia. O olhar assustado daquela boneca que tudo vê e nada pode fazer ficará para sempre na lembrança de quem o presencia.
        Joana Dória com seu costumeiro talento empresta corpo e voz para várias personagens, entre elas, Helena, a mãe das crianças que após perder o marido e a filha se exila na França com o filho e as lembranças da tragédia que viveu.
        Manuela Afonso tem interpretação dinâmica e com semblante trágico emoldura muitas das cenas. Nesta segunda visita ao espetáculo fui testemunha de um tombo da atriz que não constava da cena. Espero que não tenha sido nada grave.
        Chernobyl é espetáculo denúncia que mostra de forma clara como a ganância e a indiferença dos governantes podem levar a tragédias devastadoras. Mariana, Brumadinho, devastação da Amazônia e agora invasão de óleo nas nossas praias que o digam! E temos Angra 3!
 
        CHERNOBYL está em cartaz no SESC Consolação até 22/10/2019 às segundas e terças às 20h com sessões esgotadas, mas que podem ser tentadas na fila da esperança. Se você não conseguir no SESC, o espetáculo cumprirá uma segunda temporada na Oficina Cultural Oswald de Andrade de 05 a 21 de dezembro. PROGRAME-SE.
 
        09/10/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário