terça-feira, 22 de junho de 2021

VIGA – Mais um que o vento leva...

 

O VIGA ESPAÇO CÊNICO é local muito agradável de frequentar. Desde o acolhimento na sala de espera com o aconchegante bar capitaneado pelos simpáticos Arnolfo e Jorge; passando pelas salas pequenas, mas bem preparadas para receber espetáculos; pelos recantos como o da foto; até o mais importante que é a curadoria, mantendo uma programação diversificada e de alto nível.”


                Escrevi esse texto em 2017, bons tempos em que o Viga estava em plena atividade.

Após mais de um ano fechado por conta da pandemia, hoje fiquei sabendo que o espaço vai fechar definitivamente, não devido à Covid, mas será demolido para fazer parte de mais um desses empreendimentos imobiliários que assolam nossa cidade. Muito triste.

        Assisti a excelentes espetáculos no Viga. A primeira vez que fui ao simpático espaço da Rua Capote Valente foi em 2004 para assistir a Terrorismo, dirigido por Cristina Cavalcanti. Depois disso voltei ao Viga por mais de 60 vezes entre 2004 e 2019, assistindo espetáculos na sala Viga, na sala Piscina e na sala Espelho (espaço central onde Kleber Montanheiro criou cenário taverna para uma peça e que acabou fazendo parte do local). A última vez que lá estive foi em 2019 com o espetáculo Feminino Abjeto 2, dirigido por Janaína Leite.

        Teatro é um espaço sagrado e nesse espaço fica encravado tudo o que foi ali apresentado.

Alguém acha que as personagens e as ações de Camaradagem, Mão na Luva, Strindbergman, Dançando em Lúnassa, Dias de Vinhos e Rosas, Cais ou Da Indiferença das Embarcações, O Tambor e o Anjo, Esperando Godot, Race, Fuente Ovejuna, De Volta a Reims, Conto de Inverno e de tantos outros memoráveis espetáculos serão soterrados junto com a demolição do Viga?

Claro que não! Eles estarão presentes para sempre na memória dos espectadores e serão a herança do novo Viga Espaço Cênico que com certeza o incansável Arnolfo irá criar em outro local. 

22/06/2021

 

2 comentários:

  1. Lamentável.. Cetra querido. Não sabia que você havia estado em Terrorismo. Amava fazer o espetáculo. Participei e vi tanta coisa neste espaço de astral maravilhoso. Realmente triste demais.

    ResponderExcluir
  2. Lamentavel notícia, um espaço tão importante para a nossa cultura

    ResponderExcluir