quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

A LIVRARIA CULTURA E O TEATRO EVA HERZ

 

Eu gostaria de separar o Teatro Eva Herz da Livraria Cultura, se é que isso é possível. 

O teatro que leva o nome da saudosa fundadora da livraria, foi inaugurado em 2007 com curadoria artística de Dan Stulbach, assessorado pelo querido e competentíssimo André Acioli que mais tarde herdou o cargo e o exerce até hoje de maneira brilhante.

Espetáculos importantíssimos passaram pelo palco desse aconchegante teatro nesses 16 anos de vida, sendo que um deles (A Alma Imoral com Clarice Niskier) está ali em cartaz quase pelo mesmo tempo.

A Livraria Cultura surgiu muito antes, mas a memória dela aparece para mim no ano de 1972 quando eu trabalhava no escritório central da Philips, sediado na esquina da Augusta com a Paulista, no prédio hoje ocupado pelo Banco do Brasil. Todo dia na hora do almoço eu e alguns colegas íamos até a pequena livraria localizada na esquina onde hoje está a Livraria Drummond, lá os simpáticos vendedores Darcy e Piazza me atendiam das maneiras mais gentil e competente possíveis, sob os olhos atentos de Dona Eva e Sr. Kurtz, sempre presentes na loja (se fecho os olhos posso ainda ver o casal sentado em um canto da livraria).

Muita água passou debaixo da ponte nesses 50 anos, a livraria expandiu primeiramente dentro do Conjunto Nacional, cresceu com filiais em outros bairros e em outras cidades, mantendo durante um bom tempo as qualidades iniciais, mas nos últimos anos o gigantismo, o atendimento impessoal e talvez a má administração fizeram com que eu me afastasse, migrando para a Livraria Martins Fontes na esquina da Avenida Brigadeiro Luís Antonio. 

Sendo assim, me custa dizer que a Livraria Cultura para mim já fechou há muito tempo e a situação em que se encontra hoje não me sensibiliza. A minha frequência ao local se limita às idas ao teatro, sempre bem recebido por André Acioli e sua equipe.

Lamento pela perda do espaço que já foi ocupado pelo Cine Astor e que a julgar pelo andamento da carroça, pode se tornar um templo evangélico ou um supermercado e, mais que tudo, pelo Teatro Eva Herz que irá no mesmo embrulho em que for o espaço.

TRISTES TEMPOS!

 

15/02/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário