segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

O CEGO E O LOUCO

 

Conheci Cláudia Barral em 2019 quando comentava com um amigo que eu não havia gostado de A Cobradora, peça que tínhamos acabado de assistir e uma bela jovem chegou até mim de maneira muito simpática e disse: “Me conta porque você não gostou, eu sou a autora”. Confesso que fiquei meio sem graça, mas como ela foi tão elegante na sua abordagem e eu já havia feito muitos elogios a seus trabalhos anteriores - Cordel do Amor Sem Fim (2012 e 2019), Os Minutos Que Se Vão Com O Tempo (2016) e Hotel Jasmim (2016) – me senti a vontade para trocar algumas ideias com ela sobre o espetáculo o que resultou em um papo bastante agradável e sincero de ambas as partes.

Eis que agora tomo contato que esse surpreendente O Cego e o Louco, escrito por uma quase menina no final do século passado, onde já se nota o perfeito domínio da jovem dramaturga na construção dos diálogos e no desenvolvimento da trama que tem desfecho surpreendente, que eu não ousaria revelar aqui.

Texto conciso com apenas 16 páginas, segundo Daniel Dias da Silva no release, que Gustavo Wabner traduziu cenicamente de maneira brilhante colocando as duas personagens em um confronto que apesar de se revelar repetido cotidianamente é muito forte e vai envolvendo o espectador até o final surpresa. Para tanto Wabner contou com o excelente trabalho dos atores Alexandre Lino, como o vigoroso e dominador Nestor, pintor cego e Daniel Dias da Silva, o tímido e servil Lázaro, irmão de Nestor (a movimentação corporal e, em especial das mãos, de Daniel é um detalhe precioso de sua magnífica performance).

Colaboram para o bom resultado da encenação da Lunática Companhia de Teatro, a cenografia de Sergio Marimba, os discretos figurinos de Victor Guedes, a iluminação de Fernanda Mantovani e a preciosa direção de movimento de Sueli Guerra.

É distribuído um programa simples, mas com as informações básicas e importantes. Lição que toda produção de espetáculos deveria aprender, em prol da memória do nosso teatro. 

O CEGO E O LOUCO está em cartaz na Sala Paschoal Carlos Magno do Teatro Sérgio Cardoso até 26/02 com sessões de sexta a domingo às 19h (não haverá espetáculos na semana do Carnaval). 

06/02/2023

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário