domingo, 28 de maio de 2023

SONHEJUNTO.COM

 

 

Luccas Papp atinge a maturidade em peça juvenil. 

Durante um áspero dia invernal, apertam-se os        porcos espinhos de uma manada uns contra os outros para se proporcionarem mútuo calor. Mas ao fazê-lo, ferir-se-ão reciprocamente com seus espinhos, de modo que terão de separar-se. De novo obrigados a ajuntar-se, por causa do frio, tornarão a machucar-se e a distanciar-se. Essas alternativas de aproximação e afastamento durarão até que lhes seja dado encontrar uma distância média em que ambos os males ficam mitigados

(Arthur Schopenhauer)

Branco, hetero, jovem, bem apessoado, muito bem casado com a linda Giulia, vem de uma família que sempre incentivou o seu trabalho no teatro, nunca deve ter passado maiores necessidades, nem deve ter sofrido bullying na infância, pois aparenta saber se defender muito bem. Luccas Papp transparece ser um jovem feliz e bem resolvido.

Aquilo que conheço de sua obra dramatúrgica de alguma maneira reflete esse universo e isso ABSOLUTAMENTE não é nenhum demérito, pois há muito talento e muita criatividade em tudo o que faz, apesar de uma certa imaturidade, ou melhor escrevendo, uma jovialidade própria de sua idade, mas não há dúvida que o futuro reserva para Luccas um grande papel na dramaturgia brasileira.

Sinais dessa maturidade dramatúrgica já aparecem nesse delicioso Sonhejunto.com, infelizmente despedindo-se do cartaz do Teatro Shopping Morumbi neste final de semana.

Trata-se de espetáculo que atinge diretamente as/os jovens, com sua linguagem envolvendo realidade virtual, amores e anseios adolescentes, mas seu maior mérito é também envolver e agradar a plateia adulta.

Emma e Christian têm um encontro virtual em uma belíssima praia por meio de uma plataforma intitulada sonhejunto.com. Discorrem sobre os problemas e fraquezas de cada um e, como no famoso aforismo de Schopenhauer citado em epígrafe, encontram certa felicidade no ponto médio. Como em outras obras de Luccas há uma reviravolta no final que surpreende e impacta o público.

O dramaturgo encarrega-se também da direção do espetáculo auxiliado pelo cenário bonito de Kleber Montanheiro, a iluminação de Cesar Pivetti e a trilha sonora de Pedro Lemos.

Incansável, Luccas também é o intérprete de Christian e forma perfeito par com a ótima, sensível e bonita (me lembrou a Jane Fonda!) Thaís Falcão.

No meu modo de ver Sonhejunto.com é um salto positivo na trajetória desse jovem artista que, com certeza, ainda tem muito a nos oferecer, seja como dramaturgo, como encenador e como ator. 

Foto de Arnaldo D’Ávila

28/05/2023

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário