sexta-feira, 1 de junho de 2012

AS DESGRAÇADAS


                O autor do texto (Felipe Sant’Angelo) questiona no programa da peça “Por que não montar simplesmente esse excelente texto?” (a peça é inspirada em As Criadas de Jean Genet). Confesso que fiz a mesma pergunta, pois essa “inspiração” dificilmente se igualaria ao original do dramaturgo francês, porém percebe-se que o autor brasileiro procurou outros caminhos, incursionando pelo melodrama com bons resultados.
                A cenografia e a iluminação de Ding Musa são muito boas: o cenário é composto por poucos objetos (cabides para se colocar as roupas e pendurar os fundamentais copo e mamadeira) e mais de uma centena de lâmpadas incandescentes que vão sendo acesas e apagadas de diferentes formas provocando um efeito visual muito interessante. A envolvente trilha sonora de Bill Saramiolo cria um ambiente bastante apropriado para o desenvolvimento da trama.
                A direção da peça (Beatriz Morelli) criou um gestual expressionista para as atrizes que funciona muito bem. O grande destaque do elenco é a atriz Rita Batata que faz a babá Graça, a única que transmite a dubiedade e o cinismo das criadas de Genet.
                A peça esteve em cartaz até o dia 26 de maio na Oficina Cultural Oswald de Andrade e já havia cumprido uma curta temporada no final de 2011 no Sesc Consolação. Produção da Cia. Auroras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário