terça-feira, 11 de setembro de 2012

MIRADA 3 – UM PEQUENO BALANÇO

     Desde quarta feira passada assisti a 11 espetáculos no festival Mirada percorrendo um pouco do que se faz no teatro ibero americano: Cuba, México, Costa Rica, Argentina, Uruguai, Colômbia foram alguns dos países dos quais assisti encenações. Até agora a unanimidade é o espetáculo Incêndios do México com a grande atriz Karina Gidi (guardem esse nome) e eu, particularmente, gostei muito de Ato Cultural da Venezuela.
Karina Gidi em cena de Incêndios. Foto de Fernanda Procópio
     Dos outros espetáculos a que assisti vale destacar :
     Podem deixar o que quiserem da Argentina, com uma interessante concepção cênica formada de um quadrado com cortinas feitas de roupas usadas e que, em certos aspectos, lembra aquela de O Jardim do Grupo Hiato.
     O Cantil do grupo cearense Teatro Máquina com uma instigante releitura sem palavras de A Exceção e a Regra de Brecht onde se mostra a relação explorador/explorado; manipulador/manipulado. Espetáculo enxuto com 40 minutos de duração que tem alguns problemas de narrativa; o visual é belíssimo.
     Os Autores Materiais da Colômbia. Encenação ultrarrealista que mostra a situação de três jovens que acabaram de assassinar o seu locatário por questões financeiras. Tem uma atuação brilhante de Ella Becerra como a inquieta faxineira.
     Herodíades de Portugal. Monólogo árido do italiano Giovanni Testori. Vale pela interpretação requintada de Elmano Sancho.
     Eclipse do Grupo Galpão de Minas Gerais. Novas linguagens, novas perspectivas...
     Situo os outros espetáculos assistidos num patamar médio. Não foram ruins, mas por uma razão ou outra, não alçaram voo. São eles: Ar Frio (Cuba); Uma Vez Mais , Por Favor (México); Mãe Coragem e Seus Filhos (Costa Rica) e Chaika (Uruguai).
     O saldo até o momento é bastante positivo provando a maior função de um festival que é a de confrontar linguagens, mostrar trabalhos inéditos e discutir o fazer teatral.
     E ainda temos cinco dias pela frente...


Nenhum comentário:

Postar um comentário