terça-feira, 8 de agosto de 2017

A PALAVRA PROGRESSO NA BOCA DE MINHA MÃE SOAVA TERRIVELMENTE FALSA


        Após sua publicação pela É Realizações Editora, com bastante frequência a obra do dramaturgo romeno Matéi Visniec tem sido posta em cena em nossos palcos. Agora chegou a vez de um de seus melhores trabalhos pelas mãos do encenador Reginaldo Nascimento


        A Palavra Progresso na Boca de Minha Mãe Soava Terrivelmente Falsa é um épico que trata dos desastres e da insanidade das guerras e a existência de fronteiras tendo como base uma família cujos pais procuram o corpo do filho morto na guerra e que foi enterrado em valas comuns em uma floresta. A peça é constituída por cenas envolvendo o pai, a mãe, o filho morto, a filha que se prostitui e seu entorno (o novo vizinho, a velha louca e o pessoal do prostíbulo). São cenas curtas muito bem construídas, muitas delas constituídas de monólogos. Apesar de se ambientar no pós-guerra da desintegração da Iugoslávia a peça tem caráter universal na sua denúncia anti- bélica.
        O diretor soube organizar essas cenas de maneira bastante dinâmica, não deixando pontos mortos entre elas. Os personagens circulam harmonicamente pelo cenário idealizado pelo diretor e por Déris Alves mostrando mais uma vez o talento de Nascimento para coreografar cenas de conjunto. A iluminação da peça dialoga com a proposta com o senão de dois spots ligados no rosto do público que prejudicam a visão e não têm muita (ou nenhuma) função.
        A montagem é prejudicada pela irregularidade do elenco. Enquanto Felipe Oliveira (o filho), Francisco Cruz (o novo vizinho e a travesti), Fernanda Tessitore (a filha) e Geni Sau (a velha louca) têm bons desempenhos; Reinaldo Fonseca (o pai) e Beatriz Alves (a mãe) deixam a desejar, ela pelos problemas de dicção e ele também pela dicção e pelo gestual não condizente com o personagem. Uma pena, pois são os personagens mais importantes da peça, tendo ela o momento mais tocante com o monólogo onde confessa que “... uma mãe feliz é uma mãe que sabe onde estão enterrados seus filhos”. O restante do elenco, em papeis menores, cumpre seu papel.
        Apesar desses senões, A Palavra Progresso na Boca da Minha Mãe Soava Terrivelmente Falsa merece ser vista. Está em cartaz no Teatro Commune às quartas e quintas às 21h até 19/10.

O8/08/2017
       

        

2 comentários:

  1. A escola onde estou estudando teatro esta preparando essa peça aqui em Santos...
    Talvez eu seja o pai...

    ResponderExcluir