Após
sua publicação pela É Realizações Editora, com bastante frequência a obra do
dramaturgo romeno Matéi Visniec tem sido posta em cena em nossos palcos. Agora
chegou a vez de um de seus melhores trabalhos pelas mãos do encenador Reginaldo
Nascimento
A Palavra Progresso na Boca de Minha Mãe
Soava Terrivelmente Falsa é um
épico que trata dos desastres e da insanidade das guerras e a existência de fronteiras
tendo como base uma família cujos pais procuram o corpo do filho morto na
guerra e que foi enterrado em valas comuns em uma floresta. A peça é constituída
por cenas envolvendo o pai, a mãe, o filho morto, a filha que se prostitui e seu
entorno (o novo vizinho, a velha louca e o pessoal do prostíbulo). São cenas
curtas muito bem construídas, muitas delas constituídas de monólogos. Apesar de
se ambientar no pós-guerra da desintegração da Iugoslávia a peça tem caráter
universal na sua denúncia anti- bélica.
O
diretor soube organizar essas cenas de maneira bastante dinâmica, não deixando
pontos mortos entre elas. Os personagens circulam harmonicamente pelo cenário idealizado
pelo diretor e por Déris Alves mostrando mais uma vez o talento de Nascimento
para coreografar cenas de conjunto. A iluminação da peça dialoga com a proposta
com o senão de dois spots ligados no rosto do público que prejudicam a visão e
não têm muita (ou nenhuma) função.
A
montagem é prejudicada pela irregularidade do elenco. Enquanto Felipe Oliveira (o
filho), Francisco Cruz (o novo vizinho e a travesti), Fernanda Tessitore (a
filha) e Geni Sau (a velha louca) têm bons desempenhos; Reinaldo Fonseca (o
pai) e Beatriz Alves (a mãe) deixam a desejar, ela pelos problemas de dicção e
ele também pela dicção e pelo gestual não condizente com o personagem. Uma
pena, pois são os personagens mais importantes da peça, tendo ela o momento
mais tocante com o monólogo onde confessa que “... uma mãe feliz é uma mãe que sabe onde estão enterrados seus filhos”. O restante do elenco, em papeis
menores, cumpre seu papel.
Apesar
desses senões, A Palavra Progresso na
Boca da Minha Mãe Soava Terrivelmente
Falsa merece ser vista. Está em cartaz no Teatro Commune às quartas e
quintas às 21h até 19/10.
O8/08/2017
De fato, o texto é genial.
ResponderExcluirA escola onde estou estudando teatro esta preparando essa peça aqui em Santos...
ResponderExcluirTalvez eu seja o pai...