terça-feira, 12 de junho de 2018

DEADLINE



 
Maria Fanchin e Nicole Cordery


        Duas mulheres, uma roteirista e outra atriz, cada uma frustrada à sua maneira, falam ao telefone com seus interlocutores enquanto aguardam para fazer seus exames ginecológicos. Acabam se aproximando e tornando-se “amigas”, uma amparando as fraquezas da outra diante da perversidade do mundo em que vivem. A direção de Fernanda D’Umbra valoriza a história dessas duas mulheres imprimindo ritmo ágil à ação. Para tanto se vale do cenário de Anne Cerruti, formado por pufes de equilíbrios extremamente instáveis (clara metáfora ao desequilíbrio das personagens) e aos figurinos (também de Anne Cerruti) confeccionados com embalagem bolha.
        A trilha sonora de Conrado Goys tem aquela qualidade fundamental que é comentar a ação, sem se impor como protagonista.
        Quanto ao elenco... Quem elogiar em primeiro lugar?
        Edu Guimarães interpreta o patético bancário Washington que se torna a obsessão da carente Guta (a atriz); seu desequilíbrio ao sentar nos pufes pode entrar para a antologia das cenas engraçadas do nosso teatro. Edu também interpreta o namorado da roteirista Nicky.
        Maria Fanchin, verdadeira revelação na peça Pequenas Certezas (2017), também dirigida por Fernanda D’Umbra, reafirma seu talento cômico e histriônico, compondo Guta: insegura, carente e ao mesmo tempo tão engraçada. Suas expressões faciais nas reações às ações do interlocutor são impagáveis.
        Nicole Cordery, grande talento dramático comprovado em suas duas Alices (Ato a Quatro de 2015 e Alice- Retrato de Mulher Que Cozinha ao Fundo de 2016), mostra com sua Nicky que também tem excelente tempo de comédia, dando vida e graça até à leitura de um contrato de trabalho.
        A dinâmica movimentação cênica do elenco realizada/quase coreografada por Vitor Vieira é outro ponto forte da montagem.



        DEADLINE é um espetáculo tragicômico, como tragicômicos têm sido os dias que vivemos. Cartaz da Oficina Cultural Oswald de Andrade até 25 de julho às segundas, terças e quartas às 20h. Entrada franca. NÃO PERCA!

12/06/2018
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário