segunda-feira, 4 de junho de 2018

III FEIRA ANTROPOFÁGICA DE OPINIÃO





            - O que pensa você do Brasil de hoje?

       A pergunta que Augusto Boal dirigiu a vários dramaturgos em 1968 que deu origem à I Feira Paulista de Opinião é repetida pela terceira vez pela Companhia Antropofágica para grupos de teatro de São Paulo. O resultado está nesta III Feira, desta vez apresentada em diversos espaços da Oficina Cultural Oswald de Andrade nos dias 31/05 e 01- 02/06 de 2018.  
       O evento foi animado pelos integrantes da Companhia: Rafael Graciola vestido de He Man (“Alô, amiguinhos!”) e Martha Guijarro que faziam festivamente as ligações entre as cenas.

       Na noite em que estive presente assisti a três cenas que tentavam responder à pergunta acima:
       NADA! (nos rostos cobertos e nas placas sem nenhuma palavra) e NOJO (nos arrotos de um dos atores), foi a resposta contundente do grupo Les Commediens Tropicales.
       Os Satyros fizeram uma denúncia sobre a perseguição e a intolerância com as minorias, em especial as travestis e as lésbicas.
       O grupo Arlequins de Teatro completou as cenas a que tive oportunidade de assistir com uma didática apresentação do conceito de mais valia de Karl Marx.


       O evento capitaneado por Thiago Reis Vasconcelos contou com a apresentação de cerca de 30 grupos teatrais e teve ainda atrações das áreas de música, poesia, cinema e artes visuais, além de mesas de debates. A logística das apresentações, assim como o horário do início e fim das mesmas funcionou perfeitamente, testemunhando a boa organização da Feira.
       Parabéns Companhia Antropofágica!

       02/06/2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário