terça-feira, 6 de novembro de 2018

O DESMONTE



AINDA RESTA UMA ESPERANÇA

        Nelson Rodrigues tinha pouco menos de 30 anos quando escreveu sua primeira peça A Mulher Sem Pecado e atingiu a fama aos 31 quando estreou Vestido de Noiva em 1943. O mesmo se deu com Jorge Andrade que escreveu O Telescópio aos 29 anos e tornou-se conhecido em 1954 com A Moratória. Gianfrancesco Guarnieri escreve sua obra prima Eles Não Usam Black Tie aos 23 anos. E no campo da música para teatro basta lembrar-se de Edu Lobo com a trilha para Arena Conta Zumbi aos 22 anos e Chico Buarque com a mesma idade compondo para Morte e Vida Severina.

           Flor da idade, onde estás nos dias de hoje?

        Sempre me faço essa pergunta cada vez que entro em um teatro para assistir a um espetáculo realizado por jovens e tenho boas surpresas no campo da interpretação e da direção, mas confesso que raramente isso ocorre em relação à dramaturgia.   
        E eis que o jovem e talentoso trinômio autor/diretor/ator se concretizou na noite de ontem, quando assisti, já em final de temporada, ao surpreendente O Desmonte, escrito e dirigido por Amarildo Felix e interpretado por Vitor Placca.


        Um homem isola-se do mundo ao perder alguém e sofre um verdadeiro desmonte físico e moral. Acaba achando companhia em um rato, que a princípio o incomoda, mas depois acaba fazendo parte dele. Com essa simples premissa, Felix escreve texto repleto de poesia indignada e potente que mantém essa potência na sua tradução cênica tendo por base a excepcional atuação de Vitor Placca, sem dúvida uma das melhores deste ano prestes a acabar. Toda essa beleza é realizada por dois jovens artistas beirando os 30 anos que contribuem e vão continuar contribuindo de maneira inestimável com o teatro brasileiro... Se a realidade do nosso país assim o permitir, é claro!
        Artistas maravilhosos como Antunes Filho, Fernanda Montenegro, Laura Cardoso, Zé Celso Martinez Corrêa, Renato Borghi, Nathalia Timberg estão aí muito firmes enriquecendo nossos palcos, mas necessitamos desse sangue jovem para dar continuidade ao tesouro inestimável que é nosso teatro.
        O DESMONTE está em cartaz na Oficina Cultural Oswald de Andrade às segundas e terças às 20h, só até a próxima semana (13/11). Entrada gratuita. IMPERDÍVEL para todos aqueles que acreditam na qualidade e na renovação do nosso teatro.

        06/11/2018

       
       

Um comentário:

  1. Amei o comentário de Nelson Rodrigos,nome forte e respeitado em se tratanto de teatro,televisão...
    É gratificante,ou melhor ainda,quase um sonho,saber que esse homem, colocou a sua atuação, em primeiro lugar neste ano. Parabéns Ví,vc é guerreiro,nós sabemos disso, vai chegar lá, com certeza.Fico muito feliz em te ver um vencedor. Para mim,vc.já é vencedor faz tempo. Bjs.meu ator predileto.

    ResponderExcluir