No início dos anos 1980
surgiu a moda das performances: um grupo de jovens se reunia em torno de
um tema, fazia o que se chamava “laboratório”, colocando uma música de rock
progressivo (as escolhas quase sempre recaiam em King Grimson ou Pink
Floyd), apagando a luz e fazendo uma interação física se arrastando pelo
chão, se abraçando, se lambendo e às vezes até tirando a roupa. O resultado
desse exercício ia para os teatros em espetáculos sem pé nem cabeça que tiravam
os críticos do sério. O memorável crítico Anatol Rosenfeld tem matérias
memoráveis sobre o assunto.
A primeira meia hora
dessa coprodução luso-brasileira tem todas as características dessas
performances mostrando a sobrevivência de um grupo em um buraco profundo,
mudando depois para diálogos/monólogos que buscam traduzir o que falavam ou
pensavam 33 homens presos no desabamento de uma mina no Chile em 2010. As cenas
nem sempre são bem resolvidas e o todo é longo demais. A melhor cena foge do
mote principal quando duas atrizes e dois atores fazem uma cena hilária de
cortina discorrendo sobre o passado e o presente numa obra literária e numa
peça de teatro. O humor sempre faz bem e é quase sempre mais potente do que uma
agressiva mensagem política.
Um grupo musical
acompanha toda a trama e o jovem elenco interpreta e canta muito bem.
Três grupos respondem
pelo espetáculo, o português Má-Criação (de Lisboa) e os brasileiros Foguete
Maravilha (do Rio de Janeiro) e Dimenti (de Salvador)
Nesse mesmo dia tive
a oportunidade de assistir a EL TEATRO ES UM SUEÑO do grupo peruano Yuyachkani
que voltou a se apresentar na área de convivência do SESC Santos, pois a forte
chuva os impediu de se apresentar na Praça Mauá. Trata-se de espetáculo bem
realizado, mas não resta dúvida que seu maior atrativo são as fabulosas
máscaras usadas pelo elenco, que reproduz com perfeição no gestual as
características sugeridas pelas respectivas máscaras. Puro deleite.
Nesse dia ainda fiz a imersão proposta pela instalação FLORESTANIA de Eliana Monteiro. Minha entrada e saída da rede ajudado/carregado pelos gentilíssimos Ligia e Luciano foram cenas cômicas, dignas das Pegadinhas do Faustão[jc1] ; rimos muito com a situação, mas uma vez acomodado na rede foi relaxante e inspiradora a experiência de ouvir/sentir os sons da floresta.
06/09/2024
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