quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

O RIO


        A primeira grata surpresa acontece ao entrar no Teatro Anchieta e se deparar com o magnífico cenário ultrarrealista da sempre talentosa Marisa Bentivegna que reproduz a cozinha e a sala de uma casa de campo tendo ao fundo, do lado externo, várias árvores. Esse cenário será belamente iluminado (Wagner Freire) durante o desenrolar da trama culminando com a cena da tempestade quase ao final da peça. Finalmente é importante citar que a potente trilha sonora de Daniel Maia colabora fortemente para criar o ambiente necessário para o desenvolvimento da história de um homem cujo sonho maior é pescar trutas que vêm do mar e está envolvido com uma mulher. Uma mulher? Duas? Três? Ou nenhuma?


Foto de Ligia Jardim

        O instigante texto de 2012 do dramaturgo inglês Jez Butterworth (1969) tem aquela magia de deixar muitas perguntas para o espectador e não dar nenhuma resposta, apenas pistas metafóricas. A título de curiosidade cabe lembrar que o autor já teve outro ótimo texto (Mojo) montado em São Paulo pelo Núcleo Experimental sob a direção de Zé Henrique de Paula.
        A direção de Nelson Baskerville é bastante límpida e objetiva (até onde o texto permite sê-la) valendo-se dos ótimos recursos citados na abertura desta matéria e de elenco ótimo formado por ele próprio como o Homem e Virginia Cavendish e Maria Manoella como a(s) personagem (s) da Mulher.


         Não há como não notar que Maria Manoella, apesar de bastante jovem, tem porte, talento e beleza para se tornar mais uma das grandes damas do nosso teatro. Sua entrada em cena ilumina o palco mais que todos os refletores do teatro.
        Seria injusto não citar, sob pena de ser estraga prazer (seria essa a melhor tradução para spoiler?), a participação muito especial de Luciana Caruso.
        O Rio marca mais um tento na carreira de Nelson Baskerville e deve ser visto por quem aprecia textos inteligentes que não dão soluções, mas indagações.

        O RIO está em cartaz no Teatro Anchieta até 25/02 às sextas e aos sábados às 21h e aos domingos às 18h

31/01/2018

        

Nenhum comentário:

Postar um comentário