sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

VELHA ROUPA DESBOTADA - CINE PAISANDU


       Não sei quantas vezes encostei nessa que um dia foi bilheteria do Cine Paisandu para comprar ingresso para algum filme.


       Lembro bem da primeira vez! Foi em 1958. Eu tinha 14 anos e acabara de ter autorização dos meus pais para ir sozinho à “Cidade” (era assim que as pessoas chamavam o centro de São Paulo). Claro que minha opção foi por uma sessão de cinema e o filme era Torturados Pela Angústia (1957) sobre a amizade de dois garotos, um americano e um japonês, durante a segunda guerra mundial. Depois vieram outros tantos na tela desse cinema enorme (mais de 2000 poltronas) inaugurado em 1957 e localizado no Largo do Paisandu, em pleno coração da Cinelândia paulistana, que também abrigava outros luxuosos templos cinematográficos como o Marrocos, o Olido, o Ipiranga, o Metro e o Marabá. Alí assisti a Meu Pecado Foi Nascer com Clark Gable e Yvonne De Carlo, drama passado no sul dos Estados Unidos que tentava reviver o clima de ... E o Vento Levou e ao monumental e hollywoodiano Guerra e Paz com a inesquecível Audrey Hepburn interpretando a princesa Natasha.



       Hoje, como boa parte da “Cidade”, tanto o prédio do cinema como seu entorno, se encontram deteriorados e decadentes. Aquele que um dia foi luminoso na frente do prédio ainda ostenta na vertical o nome PAISAND, o U deve ter sido levado pelo vento.



       Sinal dos tempos... Mas que dói, dói. E dá uma tremenda saudade. Mas como dizia Belchior:

            "O que há algum tempo era novo, jovem
             Hoje é antigo
             E precisamos todos rejuvenescer"


09/02/2018

Um comentário:

  1. Sou mais jovem que você, mas peguei uma época, se não de ouro, pelo menos de prata dos cinemas do Centro. E, de vez em quando, ainda me pego pensando: "preciso ir à cidade fazer tal coisa". Mas a "cidade" que conheci não existe mais. Não podemos mais andar em paz por ela.

    ResponderExcluir