terça-feira, 1 de maio de 2018

ALEJANDRA SAMPAIO



        No último fim de semana foi a vez da Velha Companhia  apresentar Valéria e os Pássaros, na retrospectiva que faz dos seus três últimos espetáculos no Sesc Pompeia por ocasião da comemoração dos 15 anos do grupo. A peça ganhou muito no novo espaço, tornando mais verossímil a presença daqueles que “visitam” Valéria.

        Mas não é sobre isso que quero escrever! Quero registrar mais uma vez a interpretação magnífica de Alejandra Sampaio que foi agraciada pelo dramaturgo José Sanches Sinisterra com esse texto. Ela praticamente não sai de cena e tudo gira em torno de sua personagem Valéria.

        Não que preciso fosse, mas Alejandra prova mais uma vez que é uma das melhores atrizes de nossa cena.

        Berenice, Valéria, Maria Aparecida... Personagens marcantes às quais ela empresta emoção, sensibilidade, humanidade, delicadeza e todo o seu talento.

Berenice em "Cais" - Foto de Ligia Jardim

Valéria em "Valéria e os Pássaros"

Maria Aparecida em "Sínthia"

        E o mais bonito de tudo é que na vida real Alejandra também é assim: sensível, humana, delicada e solidária para com todos que atravessam o seu caminho.



        É de gente assim que o teatro e a vida precisam.

        Obrigado, Alejandra.

01/05/2018


2 comentários:

  1. Querido Cetra, acabo de chegar em casa depois de cumprir a missão. Suas palavras provocaram águas. Águas de décadas , do filho pequeno que ficava nas coxias ou com os parentes amados, porque a mãe ia para o tal "teatro". Águas das despedidas adiadas ( meu pai partiu e não pude repetir tantas vezes o quanto o amava); os aniversários que me ausentei; os amigos que abracei depois, porque estava no teatro. Os atrasos para servir às mesas (trabalho num restaurante , faz 20 anos e muitas vezes cheguei um pouquinho depois). Até antes das suas palavras, sentia um infinito temor de estar dia após dia fora da realidade. O que é a vida afinal , senão a entrega e comunhão com o que faz sentido, ainda que absurdo e poético. Sentada aqui no silêncio, enxergo uma multidão e vejo que sempre estive acompanhada, que somos muitos. Os que ainda estão aqui e os que partiram. Vanessa, aí de onde me ouve, gracias por sua dedicação. Hoje você faria 40 anos, tanta amorosidade. Gracias Cetra por sua sensibilidade e paixão por essa arte que nos transforma. Gracias todos companheiros! Somos espelhos uns dos outros! Adelante e gracias !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que belas palavras, Alejandra. Dignas de sua nobreza e sua sensibilidade. Você não precisa disso, mas pelo retorno à minha postagem no Facebook, você pode avaliar como é amada e admirada por tanta gente, dentro e fora do palco. Grande beijo e toda a minha admiração.

      Excluir