sábado, 11 de janeiro de 2020

MINHAS QUERIDAS


 

        Simples, bonito, delicado e profundo... Como Clarice.

        A meu ver esses adjetivos são os que melhor qualificam o espetáculo de Stella Tobar que explora as cartas que uma jovem Clarice Lispector escrevia para as suas irmãs Tania e Elisa quando vivia fora do Brasil acompanhando o marido diplomata. Clarice se sentia deslocada longe de sua família e do Rio de janeiro e sem inspiração para escrever. Acredito que essas cartas foram o meio que ela achou para dar vazão à sua criatividade com as letras.
         Tobar dramaturga usou como recorte do seu texto esse período que vai de 1945 até meados dos anos 1950.
        Tobar encenadora dinamiza a leitura/apresentação das cartas com diálogos das atrizes sobre a vida e a personalidade da escritora, pondo em cena as baratas e os ovos tão presentes na escrita de Lispector. Há também divertidos momentos de distanciamento quando uma das atrizes pede ajuda à outra porque esqueceu o texto.
        O cenário de Kleber Montanheiro formado de painéis é montado pelas atrizes diante do público no início da peça e desmontado ao final deixando o palco nu. Alguns adereços e muitas malas complementam o cenário que se vale também de projeções em vídeo de autoria da dramaturga/encenadora. As atrizes vestem trajes claros e leves criados por Carol Badra. Tudo isso sob a luz protetora de Adriana Dham.

 
        Atuando de maneira espontânea e delicada as atrizes Marilene Grama e Simone Evaristo sabem dosar a ternura e os sentimentos contidos nas cartas com momentos mais leves como as rupturas de cena já citadas acima e até com toques de humor como a deliciosa cena em que Marilene descasca um ovo e o come com muita gula em um canto do palco.

        O ovo quebrou,
        O espetáculo acabou,
        O povo gostou!
         Clarice também ia gostar.

        OBS: Este espetáculo dá início ao evento “Clarice, Contexto” no ano em que se comemora o centenário de nascimento da autora.

        MINHAS QUERIDAS está em cartaz no SESC Pinheiros até 08/02, de quinta a sábado às 20h30.

        11/02/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário