sábado, 20 de março de 2021

AMANHÃ EU VOU

 


Foto de Priscila Prade

O amanhã é sempre adiado, porque quando chega o hoje que ontem foi amanhã qualquer ação é postergada para amanhã. Expressões como “Eu sempre quis ir embora amanhã” e “Será que hoje já é amanhã?” estão presentes nas falas de Tuna e Lilian, duas personagens solitárias perdidas numa paisagem árida, aparentemente as únicas sobreviventes de uma peste que assolou o planeta onde elas vivem, que tudo indica que é o planeta terra.

 Ir embora amanhã..., mas ir para onde, se tudo está queimado e destruído e não há mais vida em lugar nenhum? Mesmo assim uma das personagens alimenta a ideia de partir, enquanto a outra que ainda consegue dormir e até sonhar, teme a sua partida. Enquanto não chega o amanhã, elas falam sobre suas verdades, crenças e valores.

Clovys Torres faz essa narrativa ao mesmo tempo cruel e poética em um cenário de fim do mundo onde “não sobrou nem a árvore da outra história”, numa clara alusão a Esperando Godot de Samuel Beckett, com a qual Amanhã Eu Vou tem estreito parentesco.

O dramaturgo escreveu a peça para as atrizes Lilian Blanc e Tuna Dwek e acertadamente deu o nome real delas às personagens, em efeito duplo de homenagem e de distanciamento.

Lilian e Tuna incorporam suas personagens com unhas e dentes e têm interpretações memoráveis. Cada uma delas tem seu momento de fala e de escuta e é maravilhoso prestar atenção na reação facial de uma, quando a outra está falando. A química perfeita entre as duas, muito bem dosada pela direção de Cristina Cavalcanti, é responsável por grandes momentos de um espetáculo que é harmonioso no todo, com o cenário assinado pela própria diretora, iluminado por Rodrigo Menck e a sugestiva trilha sonora de Igor Souza.

Apesar de seu aparente pessimismo, o texto de Torres lampeja uma esperança no fim do túnel e quem sabe se a terra conseguir sair dessa enrascada AMANHÃ NÓS TODOS IREMOS! 

A peça estreou no dia 19 de março e tem programadas apenas mais quatro apresentações hoje sábado (20) e amanhã domingo (21) em duas sessões diárias às 17h e às 20h. Quem sabe no futuro possamos assistir a esse potente espetáculo em um teatro, porque como escreveu a querida Ilana Kaplan: 

“DO PALCO VIEMOS, AO PALCO VOLTAREMOS!” 

Por enquanto:

Acesso: www.plataformateatro.com 

IMPERDÍVEL!! 

20/03/2021

 

4 comentários:

  1. Cetra querido. Sempre presente com seu olhar inteligente e cuidadoso. Muito obrigada por suas palavras. A esperança de um amanhã melhor e com muito palco pra todos nós. Um palco livre de doenças. Onde o sonho possa voltar a acontecer sem medo do ontem

    ResponderExcluir
  2. Emocionei com a atuação dessas duas atrizes brilhantes.
    Se o texto é de uma tristeza atual, as expressões faciais das atrizes me representaram. Ora uma, ora outra me fizeram sentir o texto com total integração.
    Parabéns!

    ResponderExcluir