quinta-feira, 23 de setembro de 2021

G.A.L.A.

 


É muito difícil, eu diria quase impossível, racionalizar em uma escrita e tentar explicar um texto de Gerald Thomas e o espetáculo dele resultante. E quando se tenta fazer isso o próprio criador e seu grupo saem-se com respostas evasivas, haja vista o bate papo realizado na noite de ontem após a apresentação da peça G.A.L.A. com a participação de Thomas, a atriz Fabiana Gugli e o jornalista Dirceu Alves Jr.

Mas isso não importa, o que vale é a sensação de assistir a um novo trabalho de Thomas que prima pelo instigante visual (iluminação e espaço cênico dele), pela sedutora trilha sonora (escolhida por ele também) e por uma interpretação de Fabiana Gugli que já se impõe como uma das melhores do ano. A liberdade de criar do autor exige algo parecido do espectador e isso é muito estimulante para quem se propõe a isso.

Fabiana incorpora em sua interpretação as explosões criativas do autor/encenador oferecendo ao espectador 45 minutos de puro prazer, quer flutuando num oceano que remete àquele do Casanova de Fellini, quer repetindo frases dos nossos hinos, quer gritando para seu interlocutor Sancho “Chega de Beckett!!”, quer ainda repetindo “Atchin” várias vezes. Racionalizar? Impossível. Mas o espetáculo é uma delícia, mesmo levando em conta que foi criado durante essa interminável pandemia e por isso carrega a solidão e o isolamento vivenciado pelo autor, pela atriz e por todos nós.





Como encenador Gerald Thomas se sai muito bem em sua primeira criação virtual (Terra em Trânsito era uma recriação de um espetáculo realizado em teatros). A movimentação das câmeras e os ângulos escolhidos são belíssimos, com destaque para os closes da atriz, que revelam ainda mais o grande talento de Fabiana Gugli.

E nada como remeter à Capela Sistina para terminar este intrigante e belo espetáculo. Coisas do Gerald Thomas! 

23/09/2021 

Serviço

Estreia: 22 de setembro de 2021, às 21h, com transmissão pel





o Canal do YouTube do Sesc Avenida Paulista:
 youtube.com/sescavenidapaulista

Após a estreia a filmagem estará disponível On Demand, no Canal do YouTube do Sesc Avenida Paulista.

Ingressos: Grátis

Duração: 45 minutos (aproximadamente)

Classificação: 16 anos

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário