terça-feira, 21 de setembro de 2021

O CORSÁRIO DO REI DO MEU PAI

 

Tempos e situações diferentes:

- 1985 – Final da ditadura militar brasileira. TEMPOS DE ESPERANÇA. Augusto Boal escreve O Corsário do Rei, a peça é encenada no Rio de Janeiro sob sua direção com canções de Edu Lobo e Chico Buarque. Boal retorna oficialmente do exílio no ano seguinte.

- 2020/2021 – Pandemia da corona vírus e o desastroso governo de Jair Bolsonaro. TEMPOS DE DESESPERANÇA E REVOLTA. Um grupo teatral encena virtualmente O Corsário do Rei.

- 2043 – TEMPOS DO QUE RESTOU DOS GOVERNOS QUE PASSARAM POR ESTE PAÍS. Uma jovem descobre material sobre a encenação de 2021 que foi dirigida por seu pai e onde ele interpreta o papel do professor. 

O Corsário do Rei do Meu Pai circula, de alguma maneira, por esses três momentos da vida brasileira. Apresentada virtualmente pela Cia. Coisas Nossas e dirigida por Dagoberto Feliz a peça cumpriu temporada relâmpago de 09 a 20 de setembro.

Uma pena, pois trata-se de espetáculo muito bem produzido, com excelente direção musical de Marco França, cenários e figurinos com o costumeiro bom gosto de Kleber Montanheiro e bons intérpretes, com destaque para Cristiano Tomiossi como o corsário Duguay Trouin (em 1985 Marco Nanini interpretou esse papel), Nábia Vilela e sua voz bela e potente, Dani Nega (em uma vigorosa interpretação de A Mulher de Cada Porto), Conrado Caputo como o “incorruptível” padre, José Eduardo Rennó como o professor (na peça original) e pai da jovem de 2043 (na versão da Cia. Coisas Nossas), Rebeca Jamir (delirante em Tango de Nancy) e João Attuy (o patético irmão Etienne). Tudo isso harmoniosamente orquestrado por Dagoberto Feliz. E mais importante de tudo: a peça trata de assuntos mais que pertinentes para o Brasil de 2021.

Quem faz a narrativa no ano de 2043 é a jovem atriz Greta Antoine.

Pela sua importância como documento (histórico e teatral) de nossa época e pela qualidade como espetáculo seria muito importante que O Corsário do Rei do Meu Pai cumprisse temporada mais longa e fosse amplamente divulgado para atingir um número maior de espectadores. 

21/09/2021

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário