segunda-feira, 13 de setembro de 2021

HISTÓRIA DE AMOR (ÚLTIMOS CAPÍTULOS)

 

Jean-Luc Lagarce foi um dramaturgo francês nascido em 1957 e morto prematuramente em 1995 em decorrência da AIDS.

Bastante encenado na França e no exterior, chega a São Paulo apenas em 2006 por meio de leituras de seus textos promovidas pela ECA -USP e pelo Consulado da França.

No ano seguinte, História de Amor (Últimos Capítulos) foi a primeira encenação profissional de um texto do autor realizada em nossos palcos, com direção de Antônio Araújo. Nesse mesmo ano Marcelo Lazzaratto dirige Eu Estava Em Minha Casa e Esperava Que a Chuva Chegasse, texto que seria retomado por Antunes Filho em 2018 e que se tornou sua última direção. Em 2009 Luiz Päetow fez interessante encenação de Music Hall e em 2019 foi a vez do Grupo Magiluth visitar a obra de Lagarce em memorável encenação de Apenas o Fim de Mundo dirigida por Giovana Soar e Luiz Fernando Marques. Essas são, ao que eu saiba, as peças de Jean-Luc Lagarce apresentadas nos palcos paulistanos, o que é pouco perto da importância de sua obra bastante longa (mais de 25 textos de inegável qualidade).

Por iniciativa de Osmar Pereira, chegou a vez de Lagarce ser apresentado no teatro virtual e isso acontece por meio de uma criativa encenação de História de Amor (Últimos Capítulos) na forma de peça filme.

A peça conta a história de um extinto triângulo amoroso muito harmonioso entre dois homens e uma mulher. O Primeiro Homem escreve a história desse relacionamento, enquanto a Mulher e o Segundo Homem fazem observações sobre os fatos narrados.

A direção de Tiago Luz é bastante original e muito bonita, principalmente, nas cenas filmadas em preto e branco que mostram a leveza e a beleza que tomavam conta do relacionamento a três. Com auxílio da bela fotografia de Osmar Pereira as cenas remetem à Nouvelle Vague francesa dos anos 1960 e especialmente aos filmes de François Truffaut, chegando a reconstituir a cena antológica de Jules et Jim (1962) onde o trio atravessa uma ponte correndo.


Usando várias linguagens para contar a história (textos escritos, closes dos atores, cenas de documentários e os já citados flashbacks) a encenação de Tiago Luz flui de maneira prazerosa e elegante nos seus 40 minutos de duração. Grande mérito para um texto que só é simples na aparência e que permite várias leituras.

A trilha sonora, que vai desde clássicos famosos até o Besame Mucho na versão de Ray Conniff passando por Ne Me Quitte Pas de Jacques Brel, é perfeita para ilustrar e comentar a ação.

Três jovens atores bastante talentosos dão conta de maneira surpreendente das personagens: Mulher (Juliana Campos), Primeiro Homem (Osmar Pereira), Segundo Homem (Pedro Conrado).

Pouco divulgado, este surpreendente espetáculo corre o risco de passar despercebido o que será uma lástima tanto para o grupo como para aqueles espectadores ávidos por bons trabalhos, mas que deixarão de apreciá-lo por desconhecer a sua existência. 

13/09/2021

Serviço:

É gratuito e via Youtube.

Só acessar o link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=_INLea4POYg

IMPORTANTE: A temporada foi estendida até o dia 22/09 e o link pode ser acessado a qualquer hora. NÃO PERCA!  

 

2 comentários:

  1. Fiquei encantado com sua análise crítica, encantado com o trabalho de Tiago Luz! Estava falando com ele, virtualmente também, por zap, sobre as sensações e emoções que me causaram esse trabalho.

    ResponderExcluir
  2. José! Que alegria imensa seu olhar para este trabalho criado e vivido nestes tempos incertos. A única certeza: a potência dos encontros! E suas palavras e seu gesto são, sem dúvida, disparadores de muitos encontros! Seguimos! Muito grato aqui!

    ResponderExcluir