sábado, 11 de setembro de 2021

TECTÔNICAS

 

Introdução à guisa de aula de Geografia: “Placas tectônicas são enormes blocos que fazem parte da crosta terrestre. Se por um lado blindam os continentes e os oceanos, por outro lado ao serem movimentadas podem provocar terremotos, tsunamis e outros desastres naturais.” Fim da aula de Geografia e conclusão dialética: Como tudo na vida, as placas tectônicas têm seu lado bom e seu lado ruim.

O que é a nossa memória senão a presentificação do passado? Na forma de placa tectônica a mãe do protagonista Jorge surge para ele para ao mesmo acalentar e cobrar fatos ocorridos no passado, ela vem acompanhada pelo irmão dele que também faz cobranças ao personagem. Jorge é um latifundiário daqueles tão característicos deste nosso Brasil que resolve tudo na truculência, expondo mulher, filha, amante, comparsas e capangas a um caldeirão de violência.

Essa é a estrutura básica da peça Tectônicas, significativo texto de Samir Yazbek em cartaz no Teatro do Sesi.

O texto de Yazbek é bastante enriquecido por criativa encenação de Marcelo Lazzaratto que também assina o sugestivo cenário. Desta vez o excelente iluminador Lazzaratto abriu mão da função deixando a mesma a cargo do não menos excelente Wagner Freire. Outros três pontos que enriquecem ainda mais o espetáculo são a possante trilha sonora de Dan Maia, os vídeos criados e dirigidos por André Guerreiro Lopes e os figurinos de Marichilene Artsevskis, com um senão da minha parte, aos trajes futuristas à la 2001, Uma Odisseia no Espaço da mãe e do irmão.

Como se pode notar pela ficha técnica trata-se de espetáculo de esmerada produção, sem falar do elenco, que além de numeroso, é muito bom e uniforme.

Maria Laura Nogueira (Fabíola) e Sidney Santiago Kuanza (Marcelo) encarregam-se do jovem casal, ainda imune aos valores fétidos da sociedade da qual Jorge é o maior representante. Patrícia Gasppar é Luna, amante de Jorge e é responsável por alguns momentos de humor da peça, em função de sua idolatria por Roberto Carlos. Luciana Carnieli empresta dignidade a Marli, esposa submissa e covarde e Heitor Goldflus é Emílio, comparsa de Jorge, com as mesmas características morais de Marli. Sandra Corveloni e Mauro Schames têm presença forte e marcante como a mãe Dolores e o irmão Alfredo. Em vídeo há a participação de Ademir Emboava e Alexandre Borges.

Como se pode notar, o personagem de Jorge é o centro da trama; tudo gira em função dele com suas características tirânicas, egoístas e violentas e André Garolli agarra com muita coragem essa desagradável figura entregando ao espectador uma grande e emocionante interpretação. A emoção do ator nos agradecimentos deveu-se em parte à presença do público, mas também em função de sua total entrega ao personagem.

Na surpreendente cena final a mãe pergunta insistentemente ao público se está a lhe ouvir, enquanto Jorge procura mostrar a sua força com a arma em punho, dando sinal que só sai do poder morto ou preso. Qualquer semelhança com nossa situação atual não é mera coincidência.


Um barulho atordoante toma conta da cena enquanto as luzes se apagam e a cortina fecha.

Aplausos entusiasmados e agradecimentos emocionados, tudo como deve acontecer no teatro de verdade.

O TEATRO NOS UNE

O TEATRO NOS TORNA FORTES

VIVA O TEATRO! 

11/09/2021, 20 anos do atentado às torres gêmeas de Nova York e 48 anos do golpe militar de Pinochet no Chile. 

SERVIÇO:

Tectônicas

Temporada no Teatro do SESI-SP, no Centro Cultural Fiesp: de 10 de setembro a 5 de dezembro de 2021.

Horários: sexta e sábado, às 20h | Domingo, às 19h

Local: Teatro do SESI-SP - Av. Paulista, 1.313 (Metrô Trianon-Masp)

Duração: 80 minutos

Gênero: drama

Classificação indicativa: 12 anos

Entrada gratuita. Reservas de ingressos online disponíveis em www.sesisp.org.br/meu-sesi. Novas reservas são abertas toda segunda-feira, às 8h, para as sessões daquela semana.

Temporada no YouTube do Sesi-SP: Estreia no 15 de setembro de 2021, às 20h, na plataforma Zoom. A partir desta data, a peça fica disponível no YouTube do Sesi-SP até 20 de dezembro.

Mais informações: www.centroculturalfiesp.com.br



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário