segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

SEM PALAVRAS

 


Instigante, estimulante, excitante...Sem Palavras começa com essas sensações e segue assim até o seu final, quase duas horas depois.

O novo espetáculo de Marcio Abreu da companhia brasileira de teatro completa a trilogia iniciada com Projeto Brasil (2016) e Preto (2017) na qual, segundo o diretor “se refletem territórios em que a palavra e corpo são elementos indissociáveis” e vai mais longe do que seus antecessores, pois em muitos momentos a palavra é o que realmente menos importa e os corpos e seus movimentos são os verdadeiros protagonistas chegando a remeter ao teatro dança da grande coreógrafa alemã Pina Bausch (1940-2009).

Oito pessoas em cena apresentam seus relatos nitidamente urbanos refletindo de uma maneira ou de outra as misérias da contemporaneidade.

O ótimo elenco é formado por  Key Sawao (potência inversamente proporcional ao seu tamanho), Giovana Soar (colaboradora veterana e sempre exemplar da companhia), Kenia Dias (naquele que talvez seja o mais bonito relato da peça, que começa friamente como uma quase lição de anatomia e termina de forma apaixonada e dolorosa), Fábio Osório Monteiro (que saudades do mar!), Kauê Persona (o da cueca vermelha!!), Rafael Bacelar (exibindo um grande preparo físico e brilhando como drag queen) e as incríveis gêmeas Vini Ventania Xtravaganza e Vitória Jovem Xtravaganza, responsáveis por momentos deslumbrantes e antológicos do espetáculo. 


Esses relatos são apresentados por meio da criativa tradução cênica de Marcio Abreu, que conjuga e harmoniza as palavras (de autoria do encenador, mas muito provavelmente em parceria com quem fala) com a perturbante   movimentação cênica (que deve contar com a colaboração de Kenia Dias que assina a direção de movimento) e o magnífico acompanhamento musical realizado ao vivo por Felipe Storino. A luz criada por Nadja Naira completa a beleza do espetáculo.

Fica difícil colocar em palavras a dinâmica desse espetáculo muito especial; a maneira mais coerente de fazê-lo seria através de uma performance física vigorosa, algo totalmente fora de questão para este velho articulista.

Sem Palavras precisa ser assistido! 

Serviço:

De 20/01 a 20/02 no Teatro do SESC Pompeia.

De quinta a sábado às 21h e domingo às 18h

Duração: 110 minutos

Ingressos: R$40,00 e R$20,00 (meia entrada) 

24/01/2022

 





2 comentários:

  1. Por sua apurada percepção, mais um ótimo espetáculo em uma temporada apontada por você como promissora. Forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Desejo de sair correndo pra assistir.Sucesso!!!

    ResponderExcluir