segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

65º PRÊMIO APCA DE TEATRO



O Prêmio APCA de Teatro é o mais longevo do gênero em São Paulo.

Em 1951 foi fundada a seção paulista da Associação Brasileira de Críticos de teatro (ABCT), em 1956 essa seção transforma-se na Associação Paulista de Críticos de Arte (APCT), premiando pela primeira vez a atividade teatral paulista. 

A título de curiosidade seguem alguns dados dessa primeira premiação:

Votaram, entre outros, os críticos Clóvis Garcia, Décio de Almeida Prado, Delmiro Gonçalves, Hermilo Borba Filho, Miroel Silveira e Sábato Magaldi e entre os premiados destacamos:

Espetáculo: A Casa de Chá do Luar de Agosto

Autoria: Maria Clara Machado (Pluft, o Fantasminha)

Direção: Maurice Vaneau (A Casa de Chá do Luar de Agosto)

Atriz: Tonia Carrero (Otelo)

Ator: Paulo Autran (Otelo)

Havia ainda prêmios para cenografia; figurinos; coadjuvantes; revelações de direção (Augusto Boal por Ratos e Homens), de ator (Gianfrancesco Guarnieri por Ratos e Homens) e de atriz (Maria Helena Dias por A Casa de Chá do Luar de Agosto); personalidade (Sérgio Cardoso) e prêmio especial (Alfredo Mesquita, Consuelo Leandro, Silveira Sampaio).

Uma profusão de premiados (19) em comparação com o número reduzido de hoje (em 2021 são seis premiações).

Olhando a lista dos premiados ao longo desses 65 anos, faz-se uma bela viagem pelo fazer teatral paulistano nessas seis décadas e meia e pelos críticos que passaram pela associação.

Em 1972 a APCT passa a ser a APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), ampliando a premiação a outras formas de arte. 

Segue abaixo os prêmios relativos ao ano de 2021: 

ESPETÁCULOS

Presencial

Sueño (Dramaturgia e Direção Newton Moreno)

 

Virtual

-  As Aves da Noite (Dramaturgia Hilda Hilst. Direção Hugo Coelho)

 

-  Desfazenda – Me Enterrem Fora Desse Lugar (Cia O Bonde. Dramaturgia Lucas Moura. Direção Roberta Estrela D´Alva)


PRÊMIO NOVAS PROPOSTAS CÊNICAS 

-  Estilhaços da Janela Fervem no Céu da Minha Boca (Coletivo A Digna. Dramaturgia Victor Nóvoa. Direção Eliana Monteiro), pelo tema social abordado e processo de execução da montagem.


PRÊMIO ESPECIAL 

Livro Teatro de Grupo na Cidade de São Paulo e na Grande São Paulo, organizado por Alexandre Mate e Marcio Aquiles, com a criação do selo Lucias em homenagem a Lúcia Camargo.

 

Mariana Muniz, pela contribuição ao teatro e teatro-dança em São Paulo e, em especial, pelos espetáculos virtuais apresentados em 2021.



          Votaram os críticos: Celso Curi, Edgar Olimpio de Souza, Evaristo Martins de Azevedo, Gabriela Mellão, José Cetra Filho, Kyra Piscitelli, Maria Eugênia de Menezes, Miguel Arcanjo Prado e Vinicio Angelici.

O TEATRO NOS UNE

O TEATRO NOS TORNA FORTES

VIVA O TEATRO! 

26/01/2022

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário