segunda-feira, 14 de novembro de 2022

DELÍRIO A DOIS

Matéi Visniec (1956-) nasceu seis anos após Eugène Ionesco (1909-1994) escrever A Cantora Careca em 1950 e a sua obra deve muito à do seu compatriota: ambos romenos e ambos naturalizados franceses.

Enquanto Visniec se tornou uma coqueluche nos palcos paulistanos com mais de uma dezena de textos encenados nos últimos cinco anos, Ionesco pouco comparece e quando o faz é usualmente com a já citada A Cantora Careca (1950), A Lição (1951), As Cadeiras (1952) ou Rinocerontes (1960), no entanto ele tem mais de trinta títulos em seu currículo de peças teatrais, sem contar os ensaios e romances que escreveu.

Sendo assim, foi com bastante curiosidade que me dirigi ao Teatro Aliança Francesa para assistir a Delírio a Dois (Délire à Deux), escrita em 1962 e inédita em nossos palcos. Sem conhecer o original ouso afirmar que a tradução de Domitila González é primorosa e bastante fiel ao universo do dramaturgo.

Um casal preso em seu apartamento inclui, na discussão da relação, as semelhanças e diferenças entre uma tartaruga, um caracol e uma lesma, enquanto lá fora acontece uma guerra e talvez os guerrilheiros possam invadir os seus aposentos. Essa seria uma rápida sinopse da curta peça com duração menor que uma hora.

Marcelo Lazzaratto deixou o novo espaço no segundo andar da Aliança Francesa apenas com cadeiras giratórias onde o público se acomoda e pode girar 360º para acompanhar o casal se deslocando pelos quatro cantos da sala e por todos os vãos e buracos disponíveis no ambiente. Tudo é bem bolado e é gostoso acompanhar o diálogo que beira o absurdo, mas que revela a solidão e a falta de comunicação entre Ela e Ele, os dois personagens.

Lia Maria e Gabriel Manetti saem-se muito bem como o casal. Ambos circulam com desenvoltura pela criativa movimentação cênica sugerida pelo diretor, são bons intérpretes e donos de ótima dicção e emissão de voz (qualidade que anda rareando nos atores mais jovens).

Todos esses fatores contribuem para tornar esse “delírio a dois” uma “delícia a trinta”, que é número de espectadores permitidos em cada sessão. 

DELÍRIO A DOIS está em cartaz no Espaço LAB, do Centro Cultural Aliança Francesa, às quintas e sextas, às 20h30, apenas até 18/11.

CORRA porque esta é a última semana! 

14/11/2022

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário