sexta-feira, 4 de novembro de 2022

INFERNO e OURO [O]CULTO

 



CURIOSAS COINCIDÊNCIAS/SEMELHANÇAS

Existem textos/espetáculos teatrais que partem de premissa bastante clara e concisa constante da suas sinopses, mas que, devido à imensa criatividade de seus autores, enveredam por caminhos tortuosamente delirantes que, ao ver deste espectador, pouco têm a ver com a premissa.

Por coincidência, nesta semana assisti a dois espetáculos com essas características: Inferno do argentino Rafael Spregelburd e Ouro [O]Culto de Ester Laccava e Elzemann Neves.

Curiosamente o início dessas duas peças também é muito parecido.

Em Inferno, três emissários invadem a residência de um repórter turístico para ensinar-lhe sete virtudes que o tirarão do inferno, que segundo eles, é onde o repórter está.

Em Ouro [O]Culto, uma expert no mercado financeiro, espécie de sacerdotisa, convoca os Irmãos (nós, o público) para que adquiram as três pepitas de ouro que contém a fórmula do sucesso (material, é claro!).

O que acontece durante a exposição das sete virtudes e das três pepitas de ouro é um suceder de cenas (algumas brilhantes e outras nem tanto) que beiram o teatro do absurdo (principalmente em Inferno) e que deixam o espectador entre a perplexidade, o não entendimento e até um certo desconforto.

Em ambos os casos os elencos são excelentes: Inferno conta com um quarteto de ouro: Camila Czerkes (hilária na cena da cena da psicóloga bêbada), Gabriel Miziara, Henrique Schafer e Luciana Carnieli. Ouro [O]Culto tem interpretação potente e memorável de Ester Laccava, muito bem acompanhada por Eduardo Reyes e Vanderlei Bernardino, além de contar com ótima banda com quatro músicos.

Os dois espetáculos também são muito bem dirigidos, o primeiro por Malu Bazán e o segundo pela própria Ester Laccava.

Com todas essas qualidades e mesmo com essas “características criativas” dos criadores os espetáculos não decepcionam, mas deixam o público, ou pelo menos a mim, com a pulga atrás da orelha. 

INFERNO está em cartaz no Teatro Uol (ex-Folha) até 28/11 aos sábados ás 22h, domingos às 20h e segundas às 21h. 

OURO[O]CULTO está em cartaz no SESC Avenida Paulista até 13/11 de quinta a sábado às 20h e domingos às 18. Haverá uma sessão na quarta (09/11) às 20h. 

04/11/2022

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário