terça-feira, 18 de setembro de 2018

a ponte - itaú cultural


a_ponte - cena do teatro universitário

            Uma consequência natural da efetiva participação dos universitários nos assuntos políticos do Brasil, na década de 1960, foi a criação de vários grupos de teatro universitário que buscavam discutir através de suas encenações a situação política e cultural do país. Naquele período os direitos humanos começavam a ser violados e a liberdade se tornava cada vez mais cerceada. Em São Paulo a criação do Teatro da Universidade Católica (TUCA) em 1965, com Morte e Vida Severina, talvez corresponda ao início desse movimento estudantil. Seguiram-se, entre outros, o Teatro Sedes Sapientae (TESE) em 1966; o Grupo Experimental Mauá (GEMA) da Escola de Engenharia Mauá em 1968; o Grupo Experimental de Teatro Universitário (GEXTU) em 1969, ligado à Escola Superior de Administração de Negócios (ESAN); o Teatro do Onze do Centro Acadêmico Onze de Agosto da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1970 que viria a se transformar no até hoje atuante Teatro União e Olho Vivo (TUOV), não mais de caráter universitário e sempre liderado por César Vieira; o novo Teatro Universitário da Pontifícia Universidade Católica (TUPUC) em 1972. Os participantes não pertenciam a escolas de teatro, sendo que na época o único curso de teatro que existia era aquele ministrado na Escola de Arte Dramática (EAD) e seus espetáculos limitavam-se a apresentações de fim de ano dentro do próprio campus; já os espetáculos dos grupos universitários cumpriam temporadas nos teatros da cidade e eram dirigidos por encenadores profissionais. Todos esses grupos tiveram maior ou menor longevidade, mas nenhum deles sobreviveu até o fim da década de 1970, quando a censura e a repressão tornaram impossível a participação estudantil nos assuntos políticos. A consequência disso é notável quase meio século depois, por isso é extremamente importante a iniciativa do Itaú Cultural de criar a_ponte-cena do teatro universitário para “estudantes brasileiros de cênicas intercambiarem entre si e apontarem novas tendências da área”.
        Trata-se de projeto ambicioso de caráter nacional que resultará na apresentação de dez trabalhos escolhidos por comissão avaliadora nas dependências do Itaú Cultural no período de 24 de janeiro a 03 de fevereiro de 2019. As inscrições ficam abertas de 19/09 a 22/10 no endereço http://itaucultural.formstack.com/forms/a_ponte
        A apresentação do projeto foi feita no dia 17/09 por uma entusiasmada Galiana Brasil, gerente do Núcleo de Cênicas do Itaú Cultural e esse entusiasmo tomou conta de todos os presentes  que vêm no projeto não só um elemento catalisador das realizações teatrais dos universitários de todo o Brasil, como também uma volta dos estudantes na participação dos problemas do país.  

        18/09/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário