A
verdade, onde está a verdade? Ou melhor: O que é a verdade? Essa relatividade
da verdade está presente na obra de Pirandello e o uruguaio Sergio Blanco torna
suas peças ainda mais pirandellianas ao colocar a si próprio no centro da ação,
desenvolvendo o que ele chama de autoficção onde há um pacto com a mentira, ao
contrário da autobiografia onde deve haver um pacto com a verdade. Isso que já
estava presente em A Ira de Narciso se
radicaliza em El Bramido de Düsseldorf,
até agora o melhor e mais instigante espetáculo apresentado no Mirada 2018.
Em
um cenário muito alvo dois atores e uma atriz (todos excelentes) iniciam a peça dublando Losing My Religion do grupo R.E.M. e a seguir apresentam epicamente as
personagens que vão representar: Gustavo Saffores será o próprio autor, Walter Rey será seu pai e um rabino muito importante para a trama e Soledad Frugone
fará as diversas figuras femininas. A encenação é dividida em prólogo, cinco
bramidos e epílogo. Depois desses dados iniciais o público é iniciado na trama
que envolve pai e filho em suas estadias na cidade alemã onde não faltarão a
produção de filmes pornográficos, uma exposição sobre Peter Kurten (o vampiro
de Dusseldorf), o filme Bambi e até
uma frustrada circuncisão. Parece muito? Pois a peça tem muito mais envolvendo
a plateia no jogo do que é verdadeiro e o que é falso na vida de Blanco.
Walter Rey, Soledad Frugone, Gustavo Saffores e Sergio Blanco
Muitas
referências são feitas à sua peça anterior A
Ira de Narciso, inclusive sobre Vinko, um rapaz chileno que cometeu
suicídio logo após ter assistido à mesma. Tal fato comprovadamente verdadeiro
motivou a criação de El Bramido de Düsseldorf
e o epílogo da peça mostra um fragilizado Blanco dialogando com Lenka, mãe de
Vinko.
Como
nada é por acaso e comprovando a magia do teatro, um espectador (o ator,
diretor e dramaturgo Henrique Fontes do Grupo
Carmin do Rio Grande do Norte) conheceu Vinko em Santiago, meses antes do seu
suicídio.
O
jogo de metalinguagem proposto por Blanco (também diretor da peça) excita o
público fazendo-o a cada momento se lembrar de que está em uma sala de teatro
assistindo a uma representação.
É
difícil escrever mais sobre obra tão complexa em sua aparente simplicidade.
ATENÇÃO
SÃO PAULO: A peça será apresentada no SESC Avenida Paulista na EXTENSÃO MIRADA
nos dias 15/09 (21h30) e 16/09 (18h30). CORRA para garantir seu ingresso. Caso
os ingressos estejam esgotados vá para a fila da esperança! Garanto que vale a
pena!
13/09/2018
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